Dark Mode Light Mode

Programa “Enquanto ela espera” promove autoestima e afeto para gestantes em situação de vulnerabilidade em Lagarto

Um momento de celebração, amor e acolhimento tomou forma nesta quarta-feira, 29, a partir do programa “Enquanto ela espera”, que assegurou a gestantes acesso a cuidados de beleza e um ensaio fotográfico. A iniciativa da Prefeitura Municipal de Lagarto (PML), através da Secretaria Municipal de Relações Institucionais (Serin), com apoio das secretarias municipais de Comunicação (Secom), do Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest) e da Saúde (SMS),  registrou as imagens, no Balneário da Bica, de um dos períodos mais marcantes na vida de uma mulher: a maternidade. 

O dia especial foi pensado para proporcionar cuidado e valorização para as futuras mães. Elas têm entre seis e oito meses de gestação e foram selecionadas a partir do cadastro da rede de assistência social da cidade, e fazem parte do programa “Criança Feliz”. 

O prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, também acompanhou a ação e destacou a importância de uma gestão que sabe cuidar. “Esse momento é uma forma de valorizar e acolher nossas futuras mamães. Ver a alegria e a autoestima delas renovadas mostra que cuidar vai além de ações, é sobre amor, respeito e compromisso com cada mulher lagartense. Parabéns a todas as gestantes que vivem essa fase tão linda da vida, e a toda equipe que torna esses momentos possíveis”.

Desde o início da tarde, as participantes receberam atenção especial com cuidados de beleza, trabalho realizado por profissionais voluntários. Uma vez prontas,  o cenário escolhido para a produção das imagens foi o tradicional Balneário da Bica, um dos cartões-postais mais queridos de Lagarto. Elas também tiveram acompanhamento em saúde e receberam brindes para compor o enxoval. 

“É um dia especial. Pela primeira vez, a Prefeitura de Lagarto proporciona um momento ímpar na vida dessas mulheres. Vamos eternizar esse momento, para que, posteriormente, elas possam mostrar aos filhos que tiveram esse dia de beleza e lazer. Agradeço a todas as secretarias que participaram e as parcerias que ajudaram com o kit que elas receberam e poderão levar para a maternidade no momento mais feliz da vida delas”, aponta o secretário municipal de Relações Institucionais, Alexsandro Carvalho. 

Para Maísa Jesus, 35 anos, lagartense do bairro Ademar Carvalho, que está com 36 semanas de gestação da Maria Helena e já é mãe da Thaune, 17, e da Thallya, 8, a atividade traz bastante alegria para todas as beneficiadas. “É bom um dia desses de cuidado, porque nem todas têm essa oportunidade. A sensação é maravilhosa de poder participar. No momento da maquiagem, do salão, tudo estava perfeito. Pude também conversar com outra mãe que participou e acho que todas estão amando”, diz.