O governador Fábio Mitidieri anunciou nesta sexta-feira, 5, os sete novos secretários que vão compor a gestão estadual até o final de 2026. A reformulação do primeiro escalão se faz necessária para permitir que os atuais titulares disputem as eleições do próximo ano. O processo de transição já está em andamento, com os secretários que deixam o governo repassando as responsabilidades aos novos gestores antes da mudança definitiva prevista para acontecer até o final de dezembro.
Na Secretaria de Estado da Saúde (SES), Jardel Mitermayer foi o nome escolhido para substituir Cláudio Mitidieri. Jardel já integrava a equipe da pasta como diretor administrativo-financeiro e possui experiência como ex-superintendente de instituições hospitalares privadas, tendo liderado a reestruturação do Hospital Renascença com foco em recuperação institucional, gestão de internação, convênios e expansão de leitos.
Para a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, a delegada Georlize Teles assume o lugar de Danielle Garcia [1][5]. Formada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e com pós-graduação em gestão estratégica em segurança pública e gestão pública, Georlize foi a primeira mulher a comandar a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Sergipe e atuou como diretora da Academia de Polícia Civil (Cepol) e titular da Delegacia de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica (Decon).
Maria Gilvânia Guimarães dos Santos é a nova secretária de Estado da Educação, substituindo o vice-governador Zezinho Sobral [1][8]. Pedagoga pela UFS com especialização e mestrado pela Universidade Tiradentes (Unit), Maria Gilvânia possui ampla trajetória nas redes estadual, municipal e privada de ensino [8]. Entre suas atribuições anteriores, destacam-se a coordenação do Programa Pré-Universitário, a direção do Departamento de Educação (DEA) da Coordenadoria de Educação (CED), sendo responsável por 74 escolas estaduais, além de ter atuado como conselheira do Conselho Estadual de Educação.
Na Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Daniela Mesquita assume no lugar de Marcos Franco. Psicóloga com pós-graduação em psicanálise e MBAs em gestão de pessoas e gestão hoteleira, Daniela já ocupava o cargo de secretária-executiva do Turismo desde 2023. Ela é diretora-geral do Delcanto Hotel desde 2024, ex-presidente e ex-vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) de Sergipe, além de ex-presidente da Sergipe Destination, com atuação estratégica na promoção do turismo e articulação com municípios e setor privado.
O deputado estadual Luiz Fonseca foi escolhido para comandar a Secretaria de Articulação Política com os Municípios, substituindo Venâncio Fonseca. Formado em administração, Luiz foi empossado como deputado estadual em abril de 2024 e pertence a uma família com 40 anos de representação política na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Sua atuação é marcada pela experiência em gestão pública, articulação política e defesa de pautas municipalistas e estruturantes para o estado.
Para a Secretaria Especial de Representação do Estado de Sergipe em Brasília (Serese), Luciano Filho assume no lugar de Nitinho Vitale, que retorna à Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Advogado e especialista em gestão pública pelo Instituto Nacional de Administração Pública (Inap), Luciano Filho é filho do prefeito de Propriá, Luciano de Menininha. Com 10 anos de experiência no Senado Federal e passagens pelo Tribunal de Contas de Sergipe (TCE) e Tribunal de Justiça (TJ), ele já atua como secretário-executivo da Serese desde 2023, sendo responsável pela articulação com ministérios, parlamentares e acompanhamento de projetos estratégicos para Sergipe.
Luiz Mitidieri assume a Casa Civil
A Secretaria de Estado da Casa Civil terá como novo titular Luiz Mitidieri, pai do governador, que substitui o deputado estadual Jorginho Araújo. Médico filiado ao Partido Social Democrático (PSD), Luiz Mitidieri foi deputado estadual por seis mandatos e teve participação ativa na elaboração da Constituição estadual de 1988. Com ampla experiência em articulação institucional e liderança administrativa, ele é reconhecido pela capacidade de diálogo e atuação em projetos estruturantes, além do perfil técnico e político para conduzir agendas complexas e fortalecer a integração com os municípios.
Durante o anúncio, o governador Fábio Mitidieri elogiou o trabalho desenvolvido por Jorginho Araújo à frente da Casa Civil e afirmou que, para substituí-lo, precisava de um nome à altura. O governador destacou que Luiz Mitidieri é uma pessoa de sua total confiança e que possui todas as credenciais necessárias para dar continuidade ao trabalho realizado até aqui.




