Dark Mode Light Mode
População da Barra dos Coqueiros se encanta com a programação do ‘Sonho de Natal’ promovido pela Assistência
Balanço 2025: Lagarto encerra o ano com crescimento no turismo, novas certificações e agenda ampliada de eventos

Balanço 2025: Lagarto encerra o ano com crescimento no turismo, novas certificações e agenda ampliada de eventos

Ano foi marcado por fortalecimento do setor turístico e projeções do município para todo o país

A Secretaria Municipal de Turismo de Lagarto (Semtur) encerra o ano de 2025 com o fortalecimento da cadeia turística e aumento da visibilidade do município nos cenários estadual e nacional, resultado de uma série de ações estratégicas. Ao longo do período, a gestão municipal esteve diretamente envolvida em uma agenda diversificada de eventos culturais, cívicos, religiosos e esportivos, que contribuíram, inclusive, para a consolidação do selo de Capital Nacional da Vaquejada, além de atrair visitantes de diversas regiões do país, gerando mais economia e difundindo ainda mais as tradições lagartenses.

De acordo com o secretário municipal de Turismo e presidente da Comissão Permanente de Eventos (CPEL), Wédson Andrade, o conjunto de iniciativas executadas reflete a maturidade e a consolidação do setor no município. “Lagarto vive um momento de fortalecimento do turismo, no qual o planejamento, a estrutura e o apoio, seja ele institucional, estrutural ou logístico, se convertem em resultados concretos. Hoje contamos com uma agenda consistente, capaz de impulsionar a cultura, gerar renda e preservar nossas tradições, garantindo que as futuras gerações mantenham o sentimento de pertencimento ao município, e que possamos ter cada vez mais visibilidade”, destacou.

Entre os principais marcos de 2025, destaca-se a reativação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), em março deste ano, com a posse da nova Mesa Diretora, fortalecendo a governança e a articulação institucional do setor. A reativação permitiu a Lagarto ser inserido no Mapa do Turismo Brasileiro, após a certificação concedida pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo (MTur).

Ainda segundo o gestor da Semtur, a conquista amplia as possibilidades de investimentos e acesso às políticas públicas. A inserção no Mapa do Turismo, por exemplo, representa um avanço significativo, pois amplia o acesso a programas, recursos e ações estruturantes, fundamentais para a continuidade do desenvolvimento turístico do município, especialmente no fortalecimento da tradição da vaquejada”, afirmou.

A projeção institucional de Lagarto também ultrapassou as divisas estaduais em 2025, com a participação da Semtur no Salão Nacional de Turismo e no 1º Festival de Cultura Popular de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Além disso, o município sediou e integrou imersões turísticas no Território Centro-Sul Sergipano, que possibilitaram discussões criativas entre os pares, diagnósticos, além da criação de novas rotas para o turismo regional. 

Como um dos resultados alcançados por meio da parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Lagarto foi um dos oito municípios sergipanos contemplados com projetos pioneiros da instituição, reforçando a posição estratégica do município no território. Além disso, a Semtur desenvolveu ações conjuntas com o Governo do Estado, a exemplo do seminário voltado à prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no contexto da atividade turística, selando o compromisso da gestão municipal com práticas responsáveis e alinhadas às diretrizes nacionais.

Lagarto também foi palco de diversos eventos que reforçam sua identidade, com destaque para iniciativas ligadas à vaquejada, como a Pega do Mastro, o Festival da Mandioca, a Vila da Capital Nacional da Vaquejada, os forrós do Comércio e de ruas, bem como os concursos municipal e estadual de quadrilhas juninas, os casamentos matutos e caipiras nos povoados Brejo, Colônia Treze, Jenipapo e Brasília, além das dezenas de vaquejadas e cavalgadas realizadas nos parques espalhados pelo município.

O apoio institucional, estrutural e logístico prestado pela gestão municipal, por meio da Semtur e da CPEL, também também possibilitou a realização de grandes eventos a exemplo da Madereta, Lagarto Folia, Festa de Nossa Senhora da Piedade, X Trilhão Noix na Trilha, 8ª Maratona de Mountain Bike, 10ª Copa Atena de Motocross, entre tantos outros que também serviram de chamarizes para que artistas e turistas escolhessem Lagarto como ponto de encontro e visitação, usufruindo das belezas naturais, da cultura e da culinária local. 

A partir dos resultados alcançados em 2025, o secretário Wédson Andrade destacou a importância do planejamento contínuo e já projeta as ações para 2026. “Nosso objetivo é manter Lagarto em trajetória de crescimento, qualificando as experiências turísticas, preservando nossas tradições e fortalecendo o turismo como instrumento de desenvolvimento econômico, social e de valorização da identidade do nosso povo acolhedor”, concluiu.