Dark Mode Light Mode
SergipePrevidência fortalece vínculos e qualidade de vida dos segurados ao longo de 2025
Governo do Estado avança na implantação do Programa Integrado de Desenvolvimento Cultural e Turístico de Sergipe em 2025
Prefeitura apresenta planejamento para o Réveillon dos Sergipanos 2026

Governo do Estado avança na implantação do Programa Integrado de Desenvolvimento Cultural e Turístico de Sergipe em 2025

Programa consolida a cultura como eixo estruturante do desenvolvimento territorial, econômico e identitário de Sergipe

O Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria Especial da Cultura (Secult) e da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), desenvolveu ações durante o ano de 2025 no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Cultural e Turístico de Sergipe (Viva-SE). A iniciativa estratégica é voltada ao fortalecimento das cadeias produtivas da cultura, do turismo e do artesanato em todo o estado.

Estruturado a partir de operação de crédito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o ‘Viva-SE’ visa criar uma rede integrada de equipamentos culturais, aliando a implantação de novos espaços contemporâneos à restauração e modernização de museus, memoriais e bens culturais históricos. O programa consolida a cultura como eixo estruturante do desenvolvimento territorial, econômico e identitário de Sergipe.

Ao longo de 2025, o Governo do Estado avançou no planejamento, na execução física e na consolidação técnica de 17 metas estratégicas que compõem o ‘Viva-SE’, abrangendo diferentes regiões sergipanas e promovendo a descentralização dos investimentos culturais. Ao total, são investidos R$ 190 milhões no programa.

Entre as ações em andamento, destacam-se os avanços na implantação da Pinacoteca de Sergipe e do Mirante de Santo Antônio, com encaminhamentos de Ordens de Serviços. Também foram registrados progressos nos projetos da Casa Master do Artesanato, das Casas Contêineres nos Territórios, com recebimento das primeiras unidades e dos memoriais dedicados a Arthur Bispo do Rosário, em Japaratuba, e a do Riachão, ambos com imóveis restaurados e projetos em desenvolvimento.

O ‘Viva-SE’ também contempla investimentos relevantes em equipamentos históricos e culturais, como a Biblioteca Pública Estadual Epiphânio Dória, os Museus Históricos dos municípios de São Cristóvão e Laranjeiras, e o Centro Memorial Digital da cidade de Boquim. Além disso, há ainda os projetos estruturantes como o Museu do Forró, o Museu do Vaqueiro, o Caminho Santa Dulce, o Memorial do Cangaço e o Memorial dos Náufragos, que se encontram em diferentes fases de planejamento, ajustes técnicos, análise jurídica ou execução.

Outro destaque do programa é o projeto Vila Vaticano, considerado o de maior impacto financeiro do ‘Viva-SE’, com estudos técnicos avançados e encaminhamentos administrativos para viabilização da área e das futuras intervenções. Iniciativas como Veredas do Sertão e VerDe Tototó também integram o escopo da iniciativa, com foco na valorização do território, da paisagem cultural e das tradições sergipanas.

Durante o ano, a gestão estadual concentrou esforços na superação de entraves técnicos, jurídicos e administrativos, promovendo articulações interinstitucionais com órgãos como Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), secretarias de Estado de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) e do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe (PGE-SE) e demais parceiros estratégicos, assegurando a conformidade legal, a viabilidade técnica e a sustentabilidade dos projetos.