Iniciativa garante a entrega domiciliar de medicamentos para pacientes acamados, beneficiando cerca de 200 famílias com mais dignidade, cuidado e continuidade no tratamento
A Prefeitura de Lagarto realizou, na manhã desta quarta-feira, 21, na Secretaria Municipal de Saúde, o evento de entrega das chaves das motocicletas que passam a integrar o serviço do programa “Meu Remédio em Casa”, iniciativa voltada à entrega domiciliar de medicamentos para pacientes acamados e pessoas com dificuldade de locomoção no município.
Durante o ato, o prefeito Sérgio Reis destacou a importância da reativação do programa e o impacto direto na vida das famílias beneficiadas. “O Meu Remédio em Casa é um programa de grande importância porque garante mais dignidade, cuidado e qualidade de vida aos pacientes acamados, que muitas vezes enfrentam dificuldades para se deslocar até uma unidade de saúde. Ao levar o medicamento até a casa das pessoas, nós asseguramos a continuidade do tratamento, evitamos a interrupção do uso correto dos remédios e aproximamos ainda mais a saúde pública da realidade das famílias. É uma ação que demonstra sensibilidade, organização e compromisso com quem mais precisa do poder público”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Marlysson Magalhães, ressaltou que a reestruturação do serviço representa um avanço significativo na humanização do atendimento. “É um impacto gigantesco. A gente fica muito feliz porque isso traz mais dignidade para pessoas que têm essa dificuldade de locomoção para pegar o seu remédio. Quando o gestor leva a saúde mais próxima da população, reafirma o compromisso da gestão municipal em continuar avançando”, destacou.
Já o diretor do Núcleo de Assistência Farmacêutica, Vagner Vieira Junior, explicou o funcionamento do programa, que atende exclusivamente pacientes acamados, tanto da zona urbana quanto dos povoados. De acordo com ele, o levantamento dos beneficiários é feito em parceria com os agentes comunitários de saúde, sem a necessidade de deslocamento até a secretaria.
“Já temos uma base de mais de 200 pessoas cadastradas e o serviço começa a funcionar diariamente a partir de fevereiro. São medicamentos fornecidos pelo próprio município, desde os básicos até os controlados, tudo levado diretamente à residência, garantindo mais agilidade na logística e a continuidade do tratamento farmacológico com mais conforto e dignidade”, explicou.
Com a reativação do “Meu Remédio em Casa”, o serviço passa a contar com duas motocicletas, reorganização das rotas e otimização da logística, garantindo maior agilidade, cobertura total do município e fortalecimento da política de assistência farmacêutica, beneficiando inicialmente cerca de 200 famílias em Lagarto.



