Dark Mode Light Mode

Praça Professor Alberto Carvalho, no Grageru, é a primeira entregue pelo Programa Nossa Praça

O bairro Grageru ganhou mais vida com a inauguração da Praça Professor Alberto Carvalho, a primeira entregue dentro do programa Nossa Praça. A solenidade contou com a presença da prefeita Emília Corrêa, reuniu membros da gestão municipal e moradores da comunidade, marcando o início de um amplo projeto de requalificação e valorização de centenas de espaços públicos de Aracaju, levando mais lazer, convivência e qualidade de vida para a população.

Durante a entrega, a prefeita destacou que o programa Nossa Praça tem como objetivo transformar os espaços públicos em ambientes vivos, bem cuidados e acolhedores para a população. “Este momento tem um significado muito especial. Foi nesta praça, que estava completamente deteriorada, que demos o ponto de partida, no dia 5 de novembro do ano passado, para o Programa Nossa Praça. Naquele instante, assumimos publicamente o compromisso de transformar esse espaço, que simbolizava abandono, em um lugar vivo e acolhedor para a comunidade. Hoje, ainda em janeiro, pouco mais de dois meses depois, voltamos a esta mesma praça para fazer aquilo que a população espera da gestão pública: entregar de forma concreta aquilo que foi anunciado. Esse retorno não é apenas simbólico. Ele mostra respeito com a palavra dada, com o tempo das pessoas e com o direito da cidade de ter espaços públicos cuidados e funcionais. Aqui, como em diversos bairros da cidade, vamos devolver para os aracajuanos um espaço com suas funcionalidades, lugar de convivência, lazer, acessibilidade e encontro entre as pessoas de forma mais acolhedora possível”, destacou. 

Presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Guimarães, reforçou o comprometimento e celeridade da gestão nas entregas, e mencionou um detalhe com relação ao novo parquinho da Praça que foi executado com madeira plástica sustentável. “Revitalizar praças é devolver vida a espaços públicos fundamentais para a convivência e o bem-estar das comunidades. Aracaju precisava, com urgência, desse olhar atento e responsável. Hoje, ao entregarmos a primeira praça do Programa Nossa Praça, a gestão municipal reafirma seu compromisso com a cidade. Este é apenas o começo: na próxima semana entregaremos a revitalização do Calçadão da Praia Formosa e já temos outras cinco praças com obras em andamento. Além disso, estamos investindo cada vez mais na questão da sustentabilidade. Esse novo parquinho, por exemplo, possui estrutura em madeira plástica sustentável, a madeira plástica tem alta durabilidade, resistindo por décadas (até 100 anos, segundo alguns fabricantes) devido à sua imunidade a cupins, fungos, apodrecimento e umidade, sendo ideal para áreas externas, sem necessitar de manutenção intensiva como pintura ou impermeabilização, o que a torna uma opção econômica a longo prazo, apesar de um custo inicial maior”, explicou. 

Segundo o diretor de Operações da Emurb, Diego Carvalho, a escuta foi um ponto determinante para a revitalização do local. “Cada detalhe desta praça foi pensado a partir da escuta dos moradores da região. A Emurb esteve presente no diálogo com a comunidade para entender as reais necessidades do bairro, e foi com base nessas contribuições que planejamos e executamos esse espaço. O resultado é uma praça que reflete o que os moradores queriam: um ambiente mais acolhedor, funcional e que fortalece a convivência”, explicou. 

José Raimundo, que possui um estabelecimento no local, agradeceu à sensibilidade da prefeita com os espaços públicos e, em tão pouco tempo, ter transformado a praça. “Essa revitalização trouxe uma mudança muito grande para nossa comunidade e para quem trabalha aqui. Antes, de certa forma, o movimento estava comprometido devido à deterioração do local, agora, sem dúvidas, não só as pessoas que moram aqui na redondeza, mas de forma geral, voltarão a frequentar, trazer a família, caminhar, conversar e claro, consumir. Com a praça mais bonita, iluminada e organizada, a região ficou mais valorizada e isso reflete diretamente no nosso comércio. A gente sente que o bairro ganhou um novo ânimo”, pontuou. 

Já a aposentada e moradora do Grageru, Séfora da Silveira, definiu a revitalização como um grande presente. “Para mim, essa praça chegou como um presente. Eu sou aposentada e, como muitas pessoas da terceira idade, preciso de um espaço tranquilo, seguro e adequado para cuidar da saúde e também da mente. Agora a gente tem um lugar onde pode caminhar, se exercitar, sentar para conversar com os amigos e se sentir parte da comunidade. Essa parte pensada e voltada para a terceira idade faz toda a diferença, porque mostra que pensaram na gente, que ouviram nossas necessidades. Isso melhora nossa qualidade de vida, traz mais ânimo e vontade de sair de casa. Fico muito feliz em saber que vou poder usar a praça todos os dias e aproveitar tudo com mais dignidade e alegria”, afirmou.

Nossa Praça

O Programa Nossa Praça, iniciativa da Prefeitura de Aracaju, segue em execução com o objetivo de promover a requalificação e modernização dos espaços públicos de lazer e convivência do município. Com um investimento anual de aproximadamente R$ 17 milhões, tem com o objetivo de devolver à população espaços públicos mais bem cuidados, acessíveis e seguros, promovendo bem-estar e cidadania.

Atualmente, Aracaju conta com mais de 200 praças em situação crítica de infraestrutura. Já estão em andamento as intervenções estruturais iniciais nas praças Chico Mendes, no bairro São Conrado; das Mães, no bairro Aeroporto; Praça da Rua Coronel João Gonçalves, no bairro Ponto Novo; Jornalista Cristina Souza; e Guadalupe Mendonça, ambas no bairro Inácio Barbosa.