Dark Mode Light Mode
Governo realiza 'Sergipe é aqui' e entrega Areninha no município de Santa Rosa de Lima
Semop realiza blitz educativa com novos agentes de trânsito para orientar motoristas e condutores no centro de Lagarto

Semop realiza blitz educativa com novos agentes de trânsito para orientar motoristas e condutores no centro de Lagarto

Atividade do DTTU reuniu alunos do curso de formação na Praça da Caixa D’Água, aliando educação, prática profissional e cidadania

Uma blitz educativa foi realizada na manhã desta sexta-feira, 30, na Praça da Caixa D’Água, no centro de Lagarto, com o objetivo de orientar motoristas sobre a importância do cumprimento das normas de trânsito e da convivência segura nas vias públicas. A ação, que contou com a participação de cerca de trinta alunos, integra um conjunto de iniciativas relacionadas ao curso de formação dos agentes de trânsito e agentes de fiscalização do transporte público aprovados no último concurso público, cuja aula magna foi realizada no dia 9 deste mês.  

A atividade, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Ordem Públicas (Semop), por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, vinculada ao Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU), teve como objetivo, além de orientar os motoristas e condutores, integrar os alunos à prática diária nas ruas. Durante a blitz, motoristas de automóveis e condutores de motocicletas receberam orientações sobre uso correto do cinto de segurança e do capacete, respeito à sinalização, proibição do uso do celular ao volante e demais condutas previstas na legislação de trânsito.

Segundo o diretor do DTTU, Juliano Prata, ações educativas são fundamentais para a redução de acidentes e para a preservação de vidas. “A educação no trânsito é uma ferramenta indispensável para a formação de cidadãos mais conscientes. Nosso trabalho prioriza o diálogo e a orientação, estimulando atitudes responsáveis e contribuindo para um trânsito mais humano e seguro em Lagarto”, destacou.

Para o coordenador de Educação para o Trânsito, Adriano Santos, levar os alunos para as ruas é uma etapa essencial do curso de formação. “Este foi o primeiro contato direto dos alunos com os condutores, permitindo a aplicação prática do conteúdo aprendido em sala de aula. A prática é fundamental para que eles compreendam, na realidade do dia a dia, como desempenhar suas funções. Outras ações estão previstas no cronograma do curso, como atividades de controle de mobilidade e de semáforos”, explicou.

A experiência foi significativa para os alunos em formação. Franciel Santos Silveira afirmou que o contato direto com a população marcou o início da vivência prática da profissão. Segundo ele, “acompanhar de perto o dia a dia de um agente de trânsito torna o aprendizado mais completo e reforça a expectativa de, em breve, atuar nas ruas como servidor público, prestando um serviço de qualidade à população lagartense”, disse.

Na mesma linha, Maria Eduarda falou que, “após quatro semanas de aulas teóricas, a atividade representou a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Essa vivência é fundamental para o exercício futuro da função com excelência”, disse.

A população abordada também avaliou positivamente a iniciativa. Condutores ressaltaram a importância da orientação educativa e da chegada de novos agentes de trânsito, destacando que a presença desses profissionais contribui para um trânsito mais organizado, seguro e baseado não apenas na fiscalização, mas também na educação e no respeito mútuo. De acordo com a motociclista Edinete dos Santos, “ações desse tipo são fundamentais para manter os condutores cada vez mais orientados e com a chegada de novos profissionais nas ruas, o trânsito tende a fluir de forma mais organizada e segura, beneficiando toda a população”, pontuou.

Por sua vez, o motorista José Martins destacou a relevância da orientação educativa para quem utiliza as vias do município e comentou sobre a chegada dos novos profissionais. “Ações como esta contribuem para que condutores e pedestres circulem de acordo com a legislação e ajudam a tornar o trânsito mais seguro. Eu acredito que a chegada de novos agentes de trânsito representa um avanço importante, já que a ampliação do quadro de profissionais beneficia tanto motoristas quanto a população e atende a uma necessidade do trânsito de Lagarto”, enfatizou.

Ação solidária

Como parte das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública nesta sexta-feira, servidores da pasta e agentes do DTTU participaram de uma ação de doação de sangue no Centro Especializado em Reabilitação (CER III) Dona Maroca. A iniciativa, de caráter voluntário, serviu para demonstrar o espírito de solidariedade e o compromisso dos servidores públicos com a preservação da vida e com o cuidado coletivo, incentivando a população a também aderir ao gesto de amor ao próximo.

A secretária Municipal de Ordem Pública, Mônica Dias, ressaltou a importância da mobilização. “A doação de sangue é um ato simples, voluntário e de grande impacto social. A participação dos servidores da Semop e dos agentes do DTTU demonstra o compromisso da nossa equipe não apenas com o serviço público, mas também com a solidariedade e com o cuidado com o próximo”, afirmou.

A atividade foi realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Lagarto e o Grupo Salvar Vidas Não Custa Nada, que atua no município desde 2016 e é pioneiro no estado nesse tipo de ação, em colaboração com o Hemose, promovendo ao longo do ano três coletas de sangue no município, contribuindo de forma contínua para o abastecimento dos estoques e incentivando a solidariedade como prática permanente.