Dark Mode Light Mode

Prefeitura promove ação estratégica em saúde mental para servidores em alusão ao Janeiro Branco

Uma importante iniciativa institucional em alusão à campanha Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental, foi promovida pela Prefeitura de Aracaju por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). A ação, direcionada aos servidores, aponta a urgência de um olhar atento ao bem-estar psicológico no contexto do serviço público, especialmente no Século XXI, marcado por transformações aceleradas e novas formas de demandas laborais.

Com o tema central “Saúde mental no século XXI com foco no trabalho público”, a Fundat fortalece a importância na valorização do capital humano, partindo do princípio fundamental: quem cuida da população precisa, antes de tudo, cuidar da própria saúde mental no ambiente de trabalho.

O serviço público, por sua natureza, exige dedicação e resiliência por lidar diretamente com as necessidades da sociedade. No entanto, essa nobre missão pode gerar um desgaste emocional significativo. A gestão reconhece essa realidade e busca oferecer ferramentas e um espaço seguro para a reflexão e o autocuidado. “Entendemos que a excelência na prestação de serviços à população passa, inevitavelmente, pela saúde e satisfação de nossos servidores. O Janeiro Branco é o momento ideal para tirarmos a saúde mental da invisibilidade e tratá-la como prioridade estratégica. Investir no bem-estar de toda a equipe é investir na qualidade do serviço que entregamos à cidade”, afirma Melissa Rollemberg, presidente da Fundat.

A ação teve o envolvimento das Secretarias da Saúde (SMS) e da Juventude e Esporte (SEJESP). A programação incluiu palestras, atividades físicas e dinâmicas com foco no tema, incluindo a gestão do estresse, prevenção da Síndrome de Burnout e a importância da inteligência emocional e exercícios físicos para o bom desempenho profissional. A relevância do tema foi apresentada pelos especialistas das áreas mental e física.

O servidor e psicólogo, José Santos Barreto destacou que o ambiente de trabalho, quando saudável, torna-se um fator de proteção. “No serviço público, a pressão por resultados e a constante exposição a situações complexas exigem um preparo emocional robusto. A Fundat demonstra uma visão humanizada ao promover esse cuidado, reconhecendo que a mente é o principal instrumento de trabalho do servidor”, explicou.

Os professores de Educação Física, Letícia dos Santos e José Cleisson Santos, trouxeram aos servidores uma ginástica laboral e dinâmicas; para eles, a promoção do exercício físico está totalmente ligada à saúde mental. “Exercícios simples no dia a dia podem prevenir a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ou DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) e, claro, trazer disposição, bem como saúde física e mental,” ressaltou Cleisson.

A repercussão entre os servidores é positiva. João Cirino de Carvalho compartilhou sua percepção: “É muito gratificante ver a instituição se preocupar com a gente dessa forma, isso precisa acontecer mais vezes. Essa ação é um lembrete importante de que não estamos sozinhos e que nosso bem-estar é valorizado.
“Para o servidor que lida diretamente com o público, a ação também é vista como um suporte essencial. O servidor Ricardo Santiago ressalta a importância do equilíbrio: “O contato diário com a população, com suas demandas e urgências, pode ser exaustivo, mas estou aqui para ajudar e me coloco à disposição de todos que chegam até aqui. Entender e gerenciar a carga emocional que temos faz toda a diferença. Uma mente equilibrada nos permite ser mais pacientes, mais resolutivos e, no fim das contas, mais felizes no que fazemos”, destacou.

A iniciativa da Fundat está alinhada às melhores práticas de gestão de pessoas no setor público, que reconhecem a saúde mental como um indicador de desempenho e um direito do trabalhador. Danielle Lisboa, coordenadora do RH, destaca que esta é a primeira de muitas ações que acontecerão para os servidores da Fundat. “Esta não é uma ação isolada de janeiro, é o início de um ciclo contínuo de atenção e suporte. Nosso objetivo é consolidar uma cultura organizacional onde o cuidado com a saúde mental seja de fato observado, garantindo que nossos servidores tenham as condições plenas para exercerem suas funções com excelência e alegria”, pontuou. A campanha Janeiro Branco na Fundat foi abraçada e terá continuidade no decorrer do ano, entendendo que uma mente equilibrada é igual a uma mente feliz.