O ex-prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, admitiu publicamente que pode ser pré-candidato ao Senado Federal nas eleições de 2026. Em entrevista ao radialista Jailton Santana, na Rio FM, ele revelou que há uma movimentação popular e política em torno do seu nome, mas que qualquer definição dependerá do aval de Valmir de Francisquinho, a principal liderança do agrupamento político ao qual pertence.
“Estamos construindo essa pré-candidatura aguardando a posição da nossa maior liderança, que é Valmir de Francisquinho”, afirmou Adailton. Ao falar isso, Adailton ignora Edivan Amorim, presidente estadual do PL. Segundo ele, apesar de estar dialogando com aliados e ouvindo diversos segmentos da sociedade, ainda não há uma decisão definitiva.
“Temos a condição de continuar construindo e, na hora certa, falar se ele vai avalizar nosso projeto. Ele ainda não se manifestou publicamente”, diz ele referindo-se a Valmir. Ao ser questionado sobre nomes que também podem disputar o Senado, Adailton citou diversas lideranças políticas de Sergipe, incluindo Rogério Carvalho, Edvaldo Nogueira, Alessandro Vieira, Rodrigo Valadares e Eduardo Amorim.
Mesmo assim, destacou o apelo de sua base. “Eu poderia, sim, ser o nome como pré-candidato ao Senado. Existe uma força muito grande das pessoas pedindo para Adailton ser o nome apoiado por Valmir de Francisquinho”, reforçou.
Ou seja, Adailton e Valmir já bateram o pé e decidiram que se Eduardo Amorim for candidato ao Senado, não será apoiado por Valmir.