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Banese registra lucro de R$ 21,8 milhões no 1º trimestre e amplia ativos em quase 27% em 12 meses

Resultado positivo decorre, principalmente, da expansão dos negócios do Banese / Foto: Ascom/Banese

O Banco do Estado de Sergipe (Banese) encerrou o primeiro trimestre de 2025 com lucro líquido ajustado de R$ 21,8 milhões, resultado 25,3% superior ao obtido no mesmo período do ano passado. Os ativos totais somaram R$ 12,4 bilhões em março, crescimento de 26,8% em 12 meses e de 5,5% em relação a dezembro de 2024. Os dados foram divulgados na noite desta quinta-feira (14).

A margem financeira atingiu R$ 162,1 milhões no trimestre, alta de 6,2% sobre igual período de 2024. O Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) ficou em 11,4%, com avanço de 0,6 ponto percentual em um ano. Já a margem líquida foi de 4,3%.

Segundo o banco, o desempenho reflete, sobretudo, a expansão das aplicações financeiras, que cresceram 39,8% em 12 meses, e dos ativos de crédito, que subiram 15,1% no período. Os recursos captados tiveram alta de 28,2% na comparação anual, impulsionados por depósitos a prazo e poupança.

“O Banese participa do avanço da economia sergipana, tanto investindo para que as pessoas e os diversos setores realizem seus projetos, quanto acompanhando esse desenvolvimento de perto”, afirmou o presidente da instituição, Marco Antônio Queiroz.

Expansão do crédito
A carteira de crédito fechou o trimestre em R$ 4,7 bilhões, sendo R$ 3,3 bilhões na modalidade comercial, que cresceu 13,5% em 12 meses. Para pessoas físicas, destacaram-se o consignado, linhas oferecidas por correspondentes e produtos sazonais como 13º salário e Credi Verão. Já para pessoas jurídicas, o destaque foi o financiamento de capital de giro.

As carteiras imobiliária e rural puxaram o avanço de 21,1% da carteira de desenvolvimento, com mais concessões para aquisição e reforma de imóveis e financiamento agrícola, especialmente para o cultivo de milho.

Mulvi e meios de pagamento
A Mulvi, empresa de meios de pagamento do grupo, movimentou R$ 1,16 bilhão no trimestre, alta de 7,7% na comparação anual. O Banese Card cresceu 3,9% frente ao trimestre anterior, alcançando R$ 904,8 milhões transacionados.

A Mulvi Pay, plataforma de adquirência do grupo, teve expansão de 27,5% em um ano e passou a operar também no ambiente online, com expansão prevista para todos os estados do Nordeste.

Com crescimento em praticamente todos os indicadores, o Banese mantém a estratégia de ampliar a base de clientes e consolidar sua presença regional no mercado de soluções financeiras.