O município de Nossa Senhora Aparecida, no agreste central de Sergipe, recebe na próxima terça-feira (19) a inauguração da primeira unidade da indústria catarinense Di Valentini no estado. A chegada da empresa é resultado de um processo de prospecção iniciado pelo Governo de Sergipe em 2023, articulado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedetec) e pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise).
A nova fábrica, beneficiada por incentivos do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), já está em operação, gerando 154 empregos diretos e com previsão de contratar mais 40 colaboradores nos próximos meses. A capacidade produtiva é de seis mil pares de calçados por dia.
Segundo o secretário Valmor Barbosa, a instalação da Di Valentini representa um marco para a economia regional. “Essa conquista é fruto de diálogo constante e ações concretas para viabilizar a chegada da empresa. É uma marca consolidada nacional e internacionalmente, que fortalece a geração de empregos e valoriza a mão de obra local”, afirmou.
O diretor-presidente da Codise, Ronaldo Guimarães, destacou o papel do PSDI na descentralização do desenvolvimento. “O programa tem levado oportunidades para diversos municípios, garantindo que emprego e renda cheguem a diferentes regiões do estado”, disse.
Histórico e incentivos
A negociação para trazer a Di Valentini a Sergipe começou em março de 2023, quando o proprietário José Osterno Filho recebeu o governador Fábio Mitidieri em Santa Catarina. Ele destacou a hospitalidade, a qualidade da mão de obra e o know-how local como decisivos para a escolha.
Em outubro de 2024, a empresa recebeu incentivos fiscais e locacionais, incluindo a permissão remunerada de uso de um galpão da Codise com mais de 10 mil m². O investimento inicial na unidade superou R$ 4,2 milhões.
Para garantir mão de obra qualificada, a empresa contratou um ônibus para transportar 40 costureiras de Frei Paulo até Nossa Senhora Aparecida. As profissionais trabalhavam na antiga unidade do Grupo Dok, atualmente em recuperação judicial.
Expansão para Carira
Após a inauguração em Aparecida, a comitiva estadual segue para Carira, onde visitará o galpão que receberá a segunda unidade da Di Valentini no estado. As instalações, com cerca de 3,8 mil m², foram reformadas pelo Governo de Sergipe com investimento de R$ 890 mil e devem gerar 90 empregos na primeira etapa.
O espaço, que já abrigou a indústria Azaleia, passou por ampla reestruturação, incluindo áreas administrativas, sanitárias, estacionamento coberto e pintura.
Sobre a Di Valentini
Com sede no polo calçadista de São João Batista (SC), a Di Valentini atua há quase 15 anos e é reconhecida por inovação no design e na produção de calçados femininos.