Com apoio da gestão municipal, jovens participaram do plantio de 50 mudas, reforçando a importância da educação ambiental e do cuidado com o futuro
A Praça Rosa Venerini amanheceu neste domingo, 12, com o plantio de 50 mudas em uma ação de conscientização ambiental, realizada pelo Clube de Desbravadores Companheiros da Criação em parceria com a Prefeitura de Lagarto. A atividade contou com crianças, adolescentes e apoiadores da causa, em um momento de aprendizado, cuidado e compromisso com o meio ambiente.
A ação recebeu o apoio técnico da gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Ações Climáticas (Semac), que disponibilizou orientações sobre o preparo do solo, escolha das espécies e técnicas adequadas de plantio, garantindo que as árvores possam se desenvolver de forma saudável e contribuir para a arborização e qualidade de vida na cidade.
Voltado para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, o evento reforçou o papel da educação ambiental como ferramenta de transformação social. Durante a atividade, os jovens puderam aprender na prática sobre a importância da preservação da natureza e do cultivo de atitudes sustentáveis.
Entre as 50 mudas plantadas na Praça Rosa Venerini estavam espécies como Algodão da Praia, Acerola, Craibeira, Gliricidia e a Jaqueira, árvore simbólica para o município. A escolha das espécies foi orientada por técnicos da (Semac), priorizando variedades adequadas ao clima e ao solo da região.
O secretário da Semac, Givaldo Souza, destacou que ações como essa refletem o compromisso do município com o desenvolvimento consciente e sustentável. “Estamos realizando mais uma importante ação de plantio de árvores no município de Lagarto. Esta praça, que antes estava praticamente abandonada e sem nenhuma árvore, hoje começa a ganhar vida com o plantio de cerca de 50 mudas. Essa iniciativa reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento consciente e sustentável, tornando Lagarto uma cidade cada vez mais verde, acolhedora e comprometida com o futuro. Em breve, novas ações como essa continuarão sendo realizadas em diferentes pontos do município”, afirmou.
Durante a ação, os participantes destacaram a importância de iniciativas como essa para despertar a consciência ambiental desde cedo. Para Keila Carvalho, diretora do Clube de Desbravadores, o momento foi uma oportunidade de aprender e contribuir para o futuro da cidade. “Juntando o útil ao agradável, trouxemos as crianças para participar dessa atividade com o objetivo de, além de celebrar, promover conscientização e senso de responsabilidade. O Dia das Crianças não é só sobre diversão ou presentes, é também um momento de aprender sobre o cuidado com a natureza e a importância de preservar o meio ambiente”, disse.
Já Cainan Sacramento integrante do Clube de Desbravadores Companheiros da Criação ressaltou a importância da iniciativa e o sentimento de fazer parte de algo que promove o cuidado com a natureza. “Aqui em Lagarto, a gente não via esse tipo de iniciativa acontecendo com frequência. Antes, não havia essa disponibilidade nem o apoio necessário para ações como o plantio de árvores. Hoje, no Dia das Crianças, estamos vivendo um momento diferente e muito especial em que muitos de nós deixaram os brinquedos de lado para participar do plantio de mudas, uma atividade importante que contribui para o meio ambiente. É gratificante poder participar”, destacou.
O plantio simbólico representa o florescimento de uma geração comprometida em cuidar do futuro de Lagarto e do meio ambiente.
Selo UNICEF
O município de Lagarto integra a edição 2025–2028 do Selo UNICEF, comprometendo-se com metas concretas e estratégicas que envolvem ações intersetoriais nas áreas de saúde, educação e assistência social, meio ambiente e cultura.
O Selo UNICEF é um reconhecimento internacional concedido a municípios brasileiros que mais avançam na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Além das ações voltadas para as crianças e os adolescentes, vinculadas ao Planejamento Estratégico da gestão municipal, a exemplo do Programa Bom Dia Feliz, Lagarto também percorrerá uma série de atividades com foco na conclusão do ciclo 2025-2028 do Selo UNICEF.





