Dark Mode Light Mode

Produtores de Porto da Folha, Itaporanga, Tobias Barreto e Poço Redondo são premiados pelo BNB em Sergipe

Seis produtores rurais foram homenageados nesta terça-feira, 11, como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em atividades produtivas diversas, na área de atuação do Banco do Nordeste em Sergipe. A solenidade de entrega do X Prêmio Banco do Nordeste de Agricultura Familiar e do I Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças Rural foi realizada no auditório da superintendência estadual do BNB, em Aracaju.

O superintendente estadual do BNB em Sergipe, César Santana, recebeu os premiados, a comissão julgadora e parceiros institucionais na solenidade. “A premiação é um momento festivo para celebrar algumas histórias de sucesso que são inspiração para a área rural. São homens e mulheres que se esforçam para fazer diferente, para sustentar suas famílias e para gerar emprego e renda no campo. É sempre uma alegria reconhecer essas histórias, que incentivam tantas outras e movimentam a economia da região”, declarou.

O Prêmio Banco do Nordeste de Agricultura Familiar reconhece produtores rurais atendidos nas agências do BNB, por meio das linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Na categoria Inovação e Tecnologia, o vencedor é o produtor José Wilson dos Santos, que trabalha com bovinocultura de leite no município de Graccho Cardoso. Com crédito do Pronaf, ele investiu em melhoramento genético, sala de ordenha mecanizada e energia solar. As inovações ajudaram a ampliar em 100% a produtividade diária.

Na categoria Empreendedorismo Feminino, o troféu ficou com a produtora Luciene dos Santos, do município de Itaporanga D’Ajuda. Cliente há 13 anos, ela produz frutas cítricas, batata-doce e hortaliças no assentamento Vitória da Conquista. “Me sinto orgulhosa por ser uma mulher reconhecida pelos meus compromissos, porque não é à toa que se é premiada num evento tão importante. Meu sonho agora é reforçar minha parceria com o BNB e aumentar minha linha de crédito, para ter mais instrumentos de trabalho”, disse Luciene.

Agroamigo

O Prêmio de Microfinanças Rural reconhece agricultores familiares atendidos pelo programa de microcrédito rural do BNB, o Agroamigo. Na categoria Empreendedorismo Feminino, a vencedora é a produtora Elineide Silva, do povoado Ranchinho, em Porto da Folha. No Agroamigo há 19 anos, ela trabalha com leite, queijos artesanais, manteiga de garrafa e criação de suínos. Com aumento da demanda, investiu em novos animais e máquinas.

Na categoria Inovação e Tecnologia, o prêmio ficou com a produtora Celma dos Santos, do povoado Sutero, em Tobias Barreto. Cliente do Agroamigo desde 2008, ela trabalha com bovinocultura de corte e produção de milho. Com ampliação do crédito, investiu em melhorias tecnológicas, comprou trator e equipamentos para fortalecer a produção.

Na categoria Sustentabilidade, a vitória é de José Feitosa de Oliveira, do povoado Sítio Óleo, em Poço Redondo. No Agroamigo há 10 anos, ele cultiva hortaliças e cria ovinos e aves. Ele financiou uma cisterna e um tanque de geomembrana (lona impermeável), soluções que promoveram o uso racional da água e reduziram os impactos ambientais da produção. “Hoje tenho água mesmo na época da estiagem. O sistema hídrico permitiu diversificar minha produção e agregar renda a minha família”, contou José.

E na categoria Crescer com o Agroamigo, o vencedor é o produtor José Orlando dos Santos, do povoado Fontinha, no município de Tobias Barreto. Conhecido pela forte produção de batata-doce, ele investe também na bovinocultura de corte, plantio de milho, macaxeira, feijão e hortaliças. A diversificação gerou melhorias na qualidade de vida da unidade familiar.

Comissão julgadora

Os produtores rurais premiados foram selecionados por uma banca composta por representantes da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Balanço

De janeiro a outubro, o Banco do Nordeste registrou total de R$ 293 milhões em aplicações destinadas a mais de 21 mil empreendedores rurais em Sergipe, por meio do programa Agroamigo. E por meio do Pronaf, mais de cinco mil agricultores familiares receberam R$ 585 milhões em crédito no estado.