Dark Mode Light Mode

Balanço 2025: Com políticas de fomento ao empreendedorismo, gestão municipal impulsiona desenvolvimento econômico em Lagarto

Ações estratégicas desenvolvidas pela Semdee e pela Sala do Empreendedor fortaleceram o empreendedorismo, a economia criativa e a geração de oportunidades no município

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Semdee) chega ao final de 2025 com ações que transformaram o ambiente de negócios em Lagarto, além de ampliar oportunidades de emprego e renda, fortalecendo o empreendedorismo local. Em parceria com instituições estaduais e nacionais, a gestão municipal avançou com políticas estratégicas e afirmativas voltadas à qualificação profissional, geração de emprego e apoio direto aos empreendedores, com destaque para a atuação da Sala do Empreendedor Luzia Dória de Carvalho (Dona Sinhazinha).

Entre os principais marcos do período está a implantação da plataforma GO Sergipe no município, fruto de parceria com o Governo do Estado e a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), ampliando o acesso da população a serviços de empregabilidade. A Semdee também realizou a entrega de certificados de cursos ofertados, através da formalização de parceria com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), por meio do programa Qualifica Sergipe, contribuindo para a formação profissional e a inserção de trabalhadores no mercado.

Para o secretário municipal interino de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Rilley Guimarães, os resultados refletem um trabalho planejado e integrado. “Nosso foco é criar um ambiente favorável ao crescimento econômico de Lagarto, conectando qualificação, empreendedorismo e oportunidades. As parcerias firmadas ao longo do ano e a estruturação de políticas como o GO Sergipe e os programas de capacitação mostram que estamos no caminho certo para fortalecer a economia local e gerar mais emprego e renda”, destacou.

A Secretaria também ampliou a visibilidade das ações desenvolvidas ao participar, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), da Exporingo 2025, onde apresentou projetos em execução e iniciativas em fase de desenvolvimento. Outro avanço importante foi a adesão ao Projeto Cidade Empreendedora, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além da formalização de parceria para o Programa Primeiro Emprego Sergipe e da adesão ao XIII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, reforçando a intenção de realizar boas práticas de gestão pública.

Também neste ano, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Semdee, firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércial (Senac), com o objetivo de ampliar a oferta de profissionais no município, a partir da implantação da primeira unidade da instituição em Sergipe voltada à área da saúde, a segunda do Brasil, com a doação de terreno autorizada pela Câmara de Vereadores. A unidade oferecerá aos munícipes cursos como Enfermagem, Análises Clínicas, Radiologia e Cuidador de Idosos, além de outras formações nas áreas de comércio e serviços, ampliando oportunidades e impulsionando a economia local.

Outro ponto importante foi a parceria entre a pasta e a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), fator estratégico para fortalecer o setor como vetor de desenvolvimento econômico, planejamento projetos estruturantes que ampliam a capacidade de investimento no setor.

Empreendedorismo

No âmbito do desenvolvimento econômico do município, a inauguração da Sala do Empreendedor Dona Sinhazinha, em maio deste ano, representou um divisor de águas no atendimento aos pequenos negócios. O equipamento passou a concentrar serviços de orientação, formalização e capacitação, aproximando o poder público dos empreendedores lagartenses. A iniciativa também contou com ações itinerantes, como a realizada na Colônia Treze, visando ampliar o alcance dos serviços.

Segundo o coordenador da Sala, Rafael Evangelista, o espaço se consolidou como referência de apoio ao empreendedor. “A Sala do Empreendedor Dona Sinhazina nasceu para facilitar a vida daquele que busca desenvolver um negócio em Lagarto. Temos acompanhado de perto a abertura de novos Microempreendedores (MEIs), orientado quem já atua no mercado e promovido capacitações que ajudam a profissionalizar os negócios. Os dados mostram que o empreendedor local está buscando cada vez mais se formalizar e crescer”, afirmou.

A Semdee, por meio da Sala, também teve atuação estratégica em eventos e ações de grande impacto econômico, como a participação nas edições da Feira de Economia Criativa do Centro-Sul (Fenacs), incluindo a primeira edição sediada no município. Outro destaque foi o cadastro de ambulantes para o Festival da Mandioca, aliado à atuação na implementação da lei que garantiu taxa zero para os vendedores locais, medida que incentivou a economia popular e valorizou os trabalhadores do comércio informal.

Ao longo do ano, foram realizadas ainda capacitações próprias e intersetoriais, em parceria com secretarias como Cultura (Secult), Turismo (Semtur) e Agricultura (Semagri), com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento econômico e ampliar as oportunidades para empreendedores de diferentes segmentos. As ações contribuíram diretamente para o aumento da formalização de MEIs e para o crescimento dos pequenos negócios, pilares da economia local.

Emprego

Em 2025, o município de Lagarto também viveu um novo momento econômico, marcado pelo aumento significativo na geração de empregos formais e pelo fortalecimento do ambiente empreendedor. Até agosto deste ano, Lagarto registrou um saldo de 1.072 empregos formais, sendo 4.355 admissões e 3.283 desligamentos, números que superam o mesmo período de 2024, quando o saldo foi de 384, sendo registradas 3.264 admissões e 2.880 desligamentos.

Os setores que mais contribuíram para esse avanço foram o de serviços, que liderou as contratações, seguido pelos segmentos de comércio, indústria, construção civil e agropecuária. Esse desempenho demonstra a diversificação econômica do município, sua capacidade de atrair novas oportunidades para a população, além do trabalho realizado pela administração municipal em consolidar parcerias com o empresariado lagartense, o que contribui para o crescimento relevante na empregabilidade local.

Para o secretário executivo da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Genildo Souza Cruz (Nininho da Bolo Bom), os números confirmam que Lagarto está no caminho certo. “É gratificante ver que o trabalho realizado, junto aos empreendedores, tem gerado resultados concretos. Cada vaga de emprego que foi preenchida representa uma família com mais dignidade, perspectiva de futuro e o elo que existe entre a gestão e os nossos empreendedores”, celebrou.

Destaque

Atualmente, Lagarto ocupa posição de referência no estado, sendo reconhecida por ter a terceira Sala do Empreendedor mais proativa de Sergipe, em atendimento via Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), atrás apenas de Estância e São Cristóvão, de acordo com dados do Sistema Foco, do Sebrae. “Os resultados obtidos até aqui só demonstram o real compromisso da gestão do prefeito Sérgio Reis, com o desenvolvimento econômico sustentável, a geração de emprego e renda, e o fortalecimento do empreendedorismo local. Lagarto está escrevendo uma nova história de trabalho e prosperidade, construída por cada empreendedor, cada trabalhador e cada ação que realizamos com responsabilidade e visão de futuro”, ressaltou o secretário interino da Semdee, Rilley Guimarães.

Com esses resultados concretos e uma agenda integrada, em 2026, a Semdee seguirá impulsionando o desenvolvimento sustentável de Lagarto, tendo sempre o empreendedor como protagonista do crescimento econômico do município. “Para o próximo ano, uma série de ações já tem sido projetada, a exemplo do Plano de Modernização do Centro Comercial, em parceria com o Governo do Estado, cuja primeira fase deverá ser executada já a partir de janeiro, e que oferecerá mais acessibilidade e conforto para a população, além de melhorar o ambiente de negócios da região comercial; e um novo programa municipal de simplificação e modernização das leis de incentivos fiscais e melhoria do ambiente de negócios que vai contribuir para atrair mais investimentos para o nosso município”, concluiu.