Com o tema ’Nas águas da resistência, mulheres em movimento!’, a Prefeitura de Barra dos Coqueiros, por meio do Centro de Referência da Mulher (CRM) e da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, promoveu o projeto “Navegando pelo Fim da Violência – Campanha do Agosto Lilás no Tototó”, uma atividade educativa e simbólica realizada nas águas do Rio Sergipe, nesta quarta-feira, 27.
”A ação teve como objetivo conscientizar a população sobre a violência contra a mulher, seus diferentes tipos e as formas de denúncia, utilizando o tradicional passeio de Tototó como cenário para mobilizar a comunidade em mais uma ação do Agosto Lilás”, destacou a secretária de Assistência Social, Eliana Martins.
Durante o evento, foram distribuídos materiais informativos, exibidas faixas e cartazes com frases de impacto como “Rompa o silêncio, denuncie a violência” e ’A violência não navega aqui’. “Estamos no mês da campanha pelo fim da violência contra a mulher. E a Secretária de Assistência, por meio do CRM, em parceria com o Creas e o Cras da Barra, desenvolveu mais esta atividade simbólica”, salientou a coordenadora do CRM, Chayonara Evangelista.
O momento também contou com depoimentos de mulheres da comunidade e reflexões sobre a importância de romper ciclos de violência e garantir o fortalecimento das políticas públicas de proteção e valorização da mulher. “Não devemos nunca nos calar. Precisamos falar, pois ninguém tem o poder de calar a nossa voz”, afirmou Daniele da Conceição, uma das assistidas pelo CRM.
O Tototó foi decorado especialmente para a campanha, simbolizando a travessia rumo a uma sociedade mais justa e igualitária. Ao final, os participantes registraram em fotografias o engajamento coletivo em defesa de uma Barra dos Coqueiros livre da violência de gênero.
O Agosto Lilás é uma campanha nacional que busca dar visibilidade ao enfrentamento da violência contra a mulher, promovendo informação, acolhimento e a construção de uma cultura de paz. Em Barra dos Coqueiros, as ações reforçam o compromisso da gestão municipal com a proteção e o respeito às mulheres.