Enquanto a cidade entra no clima do Carnaval, muitos aracajuanos e turistas optam por alternativas mais tranquilas para aproveitar os dias de folia na capital sergipana. Atenta a esse público, a Prefeitura de Aracaju mantém estruturados e bem cuidados espaços públicos que oferecem conforto, organização e contato com a natureza, ideais para quem prefere estar longe da agitação típica do período carnavalesco. Entre os principais destinos estão os parques Governador Augusto Franco (Sementeira) e Ecológico do Poxim, além das orlas da Atalaia, do Bairro Industrial, do Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi e do Porto Dantas.
Por meio de ações contínuas executadas pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a administração municipal assegura a conservação, manutenção e organização desses pontos turísticos e de lazer. No Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), por exemplo, os frequentadores encontram estrutura adequada para a prática de atividades físicas, como caminhadas e ciclismo, além de quadras esportivas, espaço pet, áreas para piquenique e ampla área verde. O cuidado permanente com a limpeza, a poda e a manutenção dos equipamentos contribui para a preservação ambiental e para a promoção da qualidade de vida.
Já o Parque Ecológico do Poxim, no bairro Inácio Barbosa, alia natureza e sustentabilidade em um ambiente propício ao descanso e à contemplação. O espaço permite a pesca artesanal, dispõe de área ecológica preservada e oferece um mirante às margens do rio Poxim — ponto de relevância ambiental e histórica da capital. De acordo com o gerente de Parques da Emsurb, Júlio César, as equipes atuam diariamente para manter o local em condições adequadas de uso. “Os serviços são executados todos os dias para garantir que o público encontre um ambiente limpo, seguro e acolhedor, já consolidado entre as famílias aracajuanas”, ressalta.
Frequentadora assídua do Parque da Sementeira, a pedagoga Flávia Prado destaca os benefícios do espaço para a saúde e o bem-estar. “Hoje, essa área de corrida, da forma como está arborizada, nos proporciona qualidade de vida. Podemos respirar ar puro, praticar exercícios e cuidar da saúde mental. É um local limpo, familiar e com vários atrativos para as crianças”, afirma.
O autônomo Gilson Santos também elogia o trabalho realizado pela Prefeitura, por meio da Emsurb. “Os parques estão mais organizados, limpos e atrativos, com brinquedos conservados e funcionários atenciosos. Para quem busca paz e tranquilidade durante o Carnaval, a satisfação é garantida”, pontua.
Nas áreas litorâneas, conhecidas pelas águas mornas e tranquilas, a atenção também é intensificada, especialmente neste período de maior fluxo de visitantes. A limpeza da faixa de areia é realizada de forma contínua, com varrição manual, recolhimento de resíduos sólidos — inclusive aqueles provenientes de bares e restaurantes — e o apoio de máquina saneadora para a retirada de pequenos detritos.
Segundo o coordenador operacional da Emsurb, Wallace Ferreira Santos, o planejamento é reforçado durante o verão. “Mantemos duas equipes diárias responsáveis pela varrição manual e pelo gadanhamento em toda a extensão compreendida entre o Farol da Coroa do Meio e o Viral. Também contamos com o suporte da máquina saneadora para o recolhimento de pequenos resíduos. A preocupação da Prefeitura é proporcionar um ambiente de lazer com organização, segurança e tranquilidade”, explica.
Morando em Aracaju há cerca de dois anos, o professor de português Vitor Fonseca, natural de Belém (PA), reforça a importância do trabalho desenvolvido. “Percebemos uma limpeza constante, o que melhora a forma como enxergamos e utilizamos o espaço público. É um trabalho que beneficia não só a mim, mas a todos que frequentam esses locais”, afirma.
Localizada no Mosqueiro, às margens do rio Vaza-Barris, a Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi também conta com ações permanentes de conservação. No espaço, são executados serviços de varrição, irrigação, poda, manutenção paisagística e monitoramento das atividades náuticas, garantindo organização e segurança aos visitantes.
De acordo com a coordenadora da Orla Pôr do Sol, Gleice Menezes, dois fiscais da atuam diariamente no ordenamento do espaço. “A fiscalização ocorre das 7h às 17h, com dois fiscais que se revezam em dias pares e ímpares. Eles acompanham toda a extensão da Orla, desde as áreas de embarque e desembarque até as barracas e ambulantes, organizando o fluxo de visitantes”, detalha.
Além dos equipamentos turísticos situados na zona Sul, a Emsurb mantém equipes fixas que executam serviços de limpeza e manutenção das áreas verdes nos espaços de lazer da zona Norte da cidade. É o caso das orlas do Porto Dantas e do Bairro Industrial, bastante frequentadas, sobretudo aos finais de semana, e que também se consolidam como alternativas seguras e organizadas para quem deseja aproveitar a folia de momo com tranquilidade.




