Dark Mode Light Mode

Defesa Civil de Aracaju promove reunião com o Nupdec Soledade

Ouvir as demandas da comunidade para realizar ações preventivas e mitigatórias. Foi com esse objetivo que a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), esteve reunida com integrantes do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) do bairro Soledade. A reunião foi no Centro de Referência de Assistência Social Carlos Hardman Côrtes. 

Entre os assuntos discutidos, o mapeamento participativo nas áreas de risco da região e o cronograma de atividades para atendimento das demandas levantadas. “A Defesa Civil começa na comunidade. Quando o morador entende seu papel e participa das ações preventivas, toda a cidade ganha em segurança e preparo. Essa é apenas uma das oito reuniões que vamos realizar até o fim do mês de novembro”, afirmou o geólogo da Defesa Civil Bruno Martins.

A coordenadora do Nupdec Soledade, Maria Gilenilde Barbosa, ressaltou a importância do trabalho do órgão. “Eles passam muita segurança para a gente e o mais bacana é que quando há necessidade chegam junto. Eu me sinto bem em poder contribuir. Só para você ter ideia, faço parte do núcleo desde o início”, afirmou.

A pescadora artesanal, Maria Eunice da Cruz, integra o Nupdec do bairro Soledade há cinco anos e se sente orgulhosa. “É muito importante participar do núcleo porque a gente aprende e transmite o conhecimento adquirido para outras pessoas. A nossa missão é se solidarizar com os que precisam da ajuda do Nupdec. A gente é praticamente o braço da Defesa Civil.”, destacou.

Nupdec’s

Os núcleos foram criados em 2018 para monitoramento das áreas de risco. Eles orientam a população e buscam criar uma maior conscientização e cultura de prevenção. Atualmente, existem oito núcleos na capital sergipana. “Importante destacar que os integrantes passam por um curso de formação. Depois, recebem o certificado e estão prontos para nos auxiliar”, completou Bruno Martins.