Dark Mode Light Mode

Desembargadora Iolanda Guimarães assume como governadora interina de Sergipe

Iolanda Santos Guimarães, presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe. (Foto: Raphael Faria - Dicom/TJSE)

A desembargadora Iolanda Santos Guimarães passará a ocupar o cargo de governadora interina do Estado de Sergipe, a partir desta sexta-feira (2), em substituição ao governador Fábio Mitidieri. A solenidade de transmissão acontece no Palácio Museu Olímpio Campos, localizado em Aracaju.

A necessidade da troca se dá porque o governador Fábio Mitidieri, junto com o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Jeferson Andrade, participará do evento Offshore Technology Conference (OTC 2025) nos Estados Unidos. O vice-governador Zezinho Sobral estará em Barcelona, na Espanha, para um seminário internacional sobre gestão educacional.

De acordo com o governo, a desembargadora Iolanda Guimarães permanecerá no cargo até 2 de maio, assumindo temporariamente as responsabilidades do governador durante essa ausência.

Iolanda Santos Guimarães, presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe. (Foto: Raphael Faria – Dicom/TJSE)

Sobre Iolanda Guimarães

Iolanda Guimarães assumiu a presidência do Tribunal de Justiça de Sergipe em 3 de fevereiro deste ano. Nascida em Aracaju, ela é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) desde 1985 e foi empossada como juíza no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE) em 26 de dezembro de 1989. Ascendeu ao segundo grau na magistratura sergipana em junho de 2014, tendo sido promovida pelo critério de merecimento.

Em sua carreira jurídica, a desembargadora atuou como vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE) entre os anos de 2020 e 2022. Foi ouvidora-geral do TJSE no biênio 2015-2017 e ocupou o cargo de corregedora-geral na gestão de 2017 a 2019, demonstrando sua vasta experiência e comprometimento com o sistema judiciário sergipano.