A dona de casa Kátia Lima, mãe da aluna Ísis Luany, chegou cedo à escola Diomedes Santos Silva, no bairro Santa Maria, para garantir a transferência da filha que acabou de concluir o 5° ano e pretendia uma vaga no mesmo bairro. Em pouco tempo, com o auxílio dos técnicos do Departamento de Tecnologia da Informação, a família conseguiu a vaga na escola Laonte Gama, bem perto de casa. A mãe que tem problemas de locomoção, é público prioritário nessa fase das matrículas na rede municipal de Educação de Aracaju. Ela afirmou ter dificuldades com tecnologias e optou por fazer tudo presencialmente com o apoio dos profissionais. A transferência foi necessária porque a estudante passou para o 6º ano, etapa que não é ofertada na Diomedes.
Kátia destacou a importância do atendimento prioritário e se sentiu aliviada ao conseguir matricular a filha na Laonte Gama da Silva, que fica exatamente na localidade em que reside, no Conjunto Valadares. “Para mim, que tenho dificuldades com celular e computador, é muito importante ter essa ajuda na escola, através do pessoal da secretaria da Educação. Também me tranquilizou muito a garantia da vaga numa escola próxima, por conta da dificuldade que eu tenho de andar. Assim, fica melhor pra mim e para a minha filha”,disse Kátia Lima.
Dias 5 e 6 fora os dias reservados exclusivamente para o público-alvo da Educação Especial ou em situação de vulnerabilidade social que deseja se transferir de unidade. O prazo para entrega da documentação nas escolas que receberão esses alunos se encerra no dia 7 de janeiro.
Segundo a diretora da Escola Municipal Professor Diomedes Santos Silva, Nélida Dantas, nesta segunda, 5, a movimentação foi tranquila. No primeiro dia, conforme a gestora, não houve filas nem aglomerações de familiares em busca de ajuda na unidade, como ocorria em anos anteriores. Conforme a gestora, isso comprova a eficácia do novo portal e de todo o trabalho do DTI realizado nas escolas ao longo dos últimos meses. “A divulgação da matrícula por meio do Portal da Educação se iniciou no ano passado, em meados de novembro. A Secretaria esteve presente nas escolas com a equipe do DTI, apresentando para as famílias o novo método de cadastro. Isso foi fundamental para a adaptação”, analisou.
Segundo o técnico Davidson Soares, um dos objetivos do Portal da Educação é gerar mais facilidade e praticidade às famílias no momento da matrícula. Porém, em casos como o de Kátia Lima, tanto as equipes da Semed quanto das escolas estão a postos para assegurar a conclusão cadastral de forma satisfatória. “Estamos apoiando os familiares no processo de matrícula e a equipe administrativa, caso haja dúvidas nos campos a serem preenchidos. Nós, do DTI, estamos em diversas escolas da rede municipal de Aracaju prestando esse suporte técnico. Isso é muito importante para orientar no cadastro de quem tem dificuldades, garantindo que todo o processo de matrícula seja realizado com sucesso,” disse.
Próximas etapas das matrículas:
Transferência interna
Nos dias 8 e 9 de janeiro, o portal estará disponível para os responsáveis pelos demais alunos que desejam a transferência interna. O prazo para entrega da documentação na escola destino para esse público se encerra no dia 12 de janeiro.
Alunos novos
Dias 14 e 15 de janeiro de 2026: período reservado para estudantes público-alvo da Educação Especial ou em situação de vulnerabilidade social.
Até o dia 16 de janeiro: prazo para entrega dos documentos na escola.
Dias 19 e 20 de janeiro de 2026: matrícula dos demais alunos que vieram de outras redes e desejam estudar em alguma escola da rede de Aracaju.
Até o dia 22 de janeiro: prazo final para entrega dos documentos nas escolas.
Vagas restantes
A partir do dia 26 de janeiro de 2026. A documentação deve ser entregue na escola em até dois dias úteis após a requisição da vaga.




