Dark Mode Light Mode

Governo de Sergipe anuncia projetos para revitalização do Centro de Aracaju durante evento na CDL

Foto: Ascom Seplan

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), apresentou na última sexta-feira, 29, durante o lançamento da campanha LiquidaAju na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), uma série de ações voltadas para a revitalização do Centro de Aracaju. O objetivo dos projetos é estimular a economia local, bem como fortalecer o setor cultural, social e turístico da região central da capital sergipana.

O secretário da Seplan, Julio Filgueira, revelou perspectivas de ocupação e readequação de prédios públicos históricos na área, entre eles, a futura instalação da própria Seplan no Edifício Walter Franco, que passará por uma reforma estrutural. Outro destaque é a implantação de um Hub de Inovação na região da Praça Fausto Cardoso, concebido como um espaço para atividades profissionais, oferta de cursos e outras iniciativas que visam dinamizar a economia local.

Além disso, o secretário informou que o Palácio Serigy deverá se transformar em um espaço de uso misto, combinando comércio, residências e garagem, enquanto o Hotel Palace poderá ser reformulado para funcionar como um hotel-escola, em parceria com instituições educacionais. Outra iniciativa em andamento é a requalificação do Edifício Estado de Sergipe, conhecido como Maria Feliciana, para abrigar novamente órgãos públicos e também receber equipamentos turísticos, com área para visitação e restaurante.

O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Aracaju, promoverá um seminário no dia 10 de setembro, no auditório da CDL, para debater e planejar novas ações destinadas à requalificação do Centro da cidade. Segundo Julio Filgueira, “o objetivo é unirmos esforços para que possamos não somente ver o Centro de Aracaju como ele já foi um dia, mas ainda melhor, trazendo modernidade, tecnologia e projetos que já vemos que estão em andamento em outras capitais”.

Desde 2024, a Seplan tem conduzido o projeto ‘Aracaju no Centro’, que visa dialogar com especialistas, órgãos públicos e universidades para estruturar uma revitalização ampla e integrada da região. A secretaria faz parte da Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais, que congrega diversos estados e promove a troca de experiências e elaboração de políticas para centros urbanos.

Complementando essas ações, a Seplan também participa do Programa Integrado de Desenvolvimento Cultural e Turístico de Sergipe (Viva-SE), com apoio do BNDES, que prevê a instalação de equipamentos culturais em diferentes áreas, incluindo o Centro de Aracaju, para fomentar o turismo e a cultura locais.