Além de adquirir equipamentos modernos, a SES implantou sistemas de tecnologia da informação, como o prontuário eletrônico do paciente (PEP) e aderiu a programas federais, como o SUS Digital
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está investindo em novas tecnologias digitais com o objetivo de modernizar a gestão e aprimorar os atendimentos à população. Além de adquirir equipamentos modernos, a SES implantou sistemas de tecnologia da informação, como o prontuário eletrônico do paciente (PEP), e aderiu a programas federais, como o SUS Digital.
O secretário de Estado da Saúde, Jardel Mitermayer, participou do lançamento do ‘Sergipe Digital para Todos’, na última quarta-feira, 21, e destacou a importância de investir em estratégias tecnológicas. “Todas essas iniciativas integram o nosso Plano de Estratégia Digital e têm por finalidade assegurar o armazenamento seguro e adequado das informações dos pacientes, otimizando os fluxos de atendimento, além de ampliar e simplificar o acesso dos cidadãos aos serviços de saúde, bem como modernizar os processos de gestão, subsidiando decisões e ações mais eficazes e assertivas”, destacou.
O sistema de prontuário eletrônico do paciente (PEP) busca otimizar o fluxo de atendimento do paciente, impactando positivamente na assistência à população, promovendo mais segurança, agilidade e eficiência durante o atendimento. Atualmente, o PEP já ultrapassou 90% de implantação em cinco unidades de saúde da rede pública: o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), o Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza (HC), a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), o Hospital e Maternidade Regional José Franco Sobrinho e o Hospital de Pequeno Porte (HPP) de Boquim.
Segundo o gerente do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da SES, Douglas Affonso Madureira, o objetivo é de que o sistema de prontuário eletrônico seja implantado em todas as unidades de saúde do Estado. “Além das cinco unidades em que o sistema já tem quase 100% de implantação, também estamos iniciando o processo no Hospital do Câncer de Sergipe (HCS), nas Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) de Tobias Barreto e Neópolis, assim como no Hospital Regional de Propriá”, ressaltou.
Para ter um serviço público mais conectado e inovador, a SES também aderiu a estratégias federais de transformação digital como o Programa SUS Digital, uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), que visa ampliar o acesso da população aos serviços de saúde. Esse sistema unifica informações de saúde do cidadão, facilitando o acesso a serviços e dados clínicos por meio do aplicativo ‘Meu SUS Digital’.
Em 2025, a SES criou o Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe (Cieges/SE) e passou a compor a Rede Nacional Cieges, uma rede de colaboração e apoio coordenada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O Cieges/SE visa aprimorar a organização de dados e informações estratégicas para auxiliar na tomada de decisões da gestão estadual de saúde.




