Evento marcou o encerramento de oito meses de formação em tecnologia, com apresentações de soluções criadas por jovens em parceria com empresas sergipanas
O Instituto de Inovação de Sergipe (Inovase) realizou, na noite da quinta-feira, 30, no Caju Hub, localizado na Orla da Atalaia, a cerimônia de encerramento e apresentação dos projetos desenvolvidos pelos alunos da primeira turma do Programa Jovem Tech. O evento marcou a conclusão de oito meses de formação e prática em tecnologia, reunindo alunos, instrutores, parceiros e representantes de empresas patrocinadoras.
De acordo com a gestora de Inovação do Instituto, Gabriela Rezende, a formatura representa um marco importante para o programa e para o ecossistema de inovação do estado. “Hoje celebramos a formatura e a apresentação dos projetos dos alunos do Jovem Tech. Foram oito meses de estudos, desafios e desenvolvimento de habilidades em front-end, back-end e mobile. Estamos muito felizes com essa entrega, pois é a primeira turma formada. A partir daqui, novos desafios virão, mas nossos jovens já estão prontos para o mercado, preparados para atuar como desenvolvedores juniores e profissionais que fazem a diferença”, afirmou.
O Ciclo de Projetos e Resultados dos Squads apresentou as soluções criadas pelos 28 alunos do programa em parceria com as empresas TLD, CHIP, NETIZ, XPROCESS, VOX POPI e o próprio Inovase, que lançaram desafios reais para o desenvolvimento de produtos e serviços digitais. Cada grupo apresentou suas soluções para os representantes das empresas e do Instituto.
Representando a empresa TLD, o executivo de vendas Marcelo Souza, destacou que ser parceiro do Inovase e poder compartilhar e formar essa nova turma foi um momento gratificante. “A LTD é uma empresa de hub, de conectividade de cyber e segurança. O nosso propósito é conectar e proteger uma sociedade em pleno desenvolvimento. Então, o que o Inove faz está muito alinhado com o nosso propósito, que é levar a consciência do uso da internet, orientar os jovens, trazer a cibersegurança para o mundo real”, ressaltou.
Para a estudante da rede pública e integrante da equipe TLD, Inara Fernanda dos Santos, o programa foi um divisor de águas. “Essa noite foi fantástica, um encerramento de ciclo muito especial. Aprendi muito, conheci pessoas incríveis e o Jovem Tech foi a principal porta de entrada para o meu futuro e o da minha família”, disse.
Já para Alice Silva, que apresentou o projeto desenvolvido para a empresa CHIP, voltado à gestão de redações escolares, o programa a fez seguir na área de T.I. “Participar do Jovem Tech foi maravilhoso. Aprendi muito e descobri que quero seguir na área de tecnologia. Essa experiência foi transformadora”, contou.
Segundo o integrante do squad da empresa Dollars, Enzo Felipe, o projeto foi uma oportunidade de colocar o aprendizado em prática. “Nosso desafio foi desenvolver um novo site institucional, equilibrando inovação e seriedade. Conseguimos entregar um resultado que representa bem a marca e aprendemos muito nesse processo. Esse evento encerra um ciclo, mas também marca o início de outros”, afirmou.
O Programa Jovem Tech é uma iniciativa do Instituto de Inovação de Sergipe (Inovase), com foco em capacitar jovens de 16 a 29 anos em áreas estratégicas da tecnologia da informação, como desenvolvimento web, mobile e computação em nuvem, além de oferecer módulos de empreendedorismo, inovação e soft skills. O programa é gratuito e tem como objetivo promover a inserção de novos talentos no mercado de tecnologia e fortalecer o ecossistema de inovação em Sergipe.
Parceiros
O Jovem Tech é uma iniciativa do Instituto, realizada em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde). O programa representa para o estado uma oportunidade única de capacitação tecnológica, desenvolvimento pessoal e profissional, além de incentivar inovação e empreendedorismo no estado.




