Três atletas de Aracaju foram convocadas para integrar a Seleção Brasileira Sub-15 de Futebol. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira, 12, e confirma a boa fase do futebol feminino na capital sergipana. Uma das convocadas é a zagueira Marcela Aguiar, que recentemente foi campeã da Copa Serigy representando a equipe de Aracaju na competição. As meio-campistas Júlia Corrêa e Lívia Cauane completam a lista de 26 atletas que vão treinar no Centro de Desenvolvimento de Santa Catarina, em Balneário Camboriú.
Para a técnica Gracielle Costa, a convocação do trio sergipano premia o esforço de cada atleta e o trabalho desenvolvido pelos antigos e atuais clubes das meninas. “Marcelinha treinou comigo a preparação física por quase dois anos, embora eu já a acompanhasse desde a base. Sempre foi focada, disciplinada e determinada. Eu sempre dizia aos pais que ela tinha potencial para viver o sonho de jogar bola, mesmo que batesse na trave algumas vezes em avaliações, porque faz parte do processo, mas continuava a preparar e não negociava esforço”, disse a treinadora.
Gracielle e Marcela estiveram juntas na equipe de Aracaju, campeã da Copa Serigy em 2025. Também foram vice-campeãs da Copa Rainha Marta em Alagoas e terceiro lugar no Campeonato Sergipano. “Nestas três disputas ao meu lado ela ganhou minutagem, experiência e teve papel fundamental. Nunca foi coadjuvante, sempre assumiu responsabilidade e buscou protagonizar sua própria história”, acrescentou a técnica.
Marcela Aguiar até pouco tempo vestia a camisa do Estanciano e atualmente faz avaliações no Sfera, um clube de São Paulo. Nas redes sociais, ela comemorou bastante a primeira convocação para defender o Brasil e agradeceu aos familiares e amigos pelas inúmeras postagens na internet. “Obrigada a todos que sempre acreditaram em mim”, escreveu a atleta de 14 anos em uma das redes sociais.
Amigos e familiares de Júlia Corrêa e Livia Cauane também ficaram felizes com a primeira convocação para servir a seleção. Julia atuou por quatro anos na base do Corinthians e atualmente defende a camisa do São Paulo. Livia é atleta do clube sergipano DelRey.
Apoio ao futebol feminino
Como apoiadora do futebol feminino, a Prefeitura de Aracaju parabeniza o trio de craques e fica na torcida pelo sucesso das meninas que vão vestir a ‘amarelinha’ pela primeira vez. Para o secretário da Juventude e do Esporte (Sejesp), Aquiles Silveira, a convocação das meninas confirma que o investimento em políticas públicas tem o poder de revelar talentos.
De acordo com o gestor, a Prefeitura tem feito um forte investimento no esporte feminino desde o início da gestão da prefeita Emília Corrêa. “Desde que assumimos a Sejesp, a ordem da prefeita foi dar mais oportunidades as mulheres, e assim estamos fazendo. Ano passado, realizamos o 1º Fórum sobre Futebol Feminino e discutimos várias políticas públicas para avançar a modalidade em Aracaju, depois apoiamos a montagem da equipe que conquistou o título da Copa Serigy, também inauguramos o primeiro campo de futebol exclusivo para mulheres no parque da Sementeira e agora estamos iniciando o projeto ELAS no Futebol em parceria com a UFS”, informou o secretário.
ELAS no Futebol
ELAS significa Esperança, Luta, Alegria e Sonho. Trata-se de um projeto social idealizado pela Prefeitura de Aracaju em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Surgiu da necessidade de desenvolver o esporte que mais cresce entre as mulheres: o futebol. Inicialmente o programa vai contemplar meninas entre 07 e 16 anos, com e sem deficiência. Serão ofertadas atividades pedagógicas e esportivas sempre no contraturno escolar com treinamentos no campo do Parque da Sementeira.
Para o secretário Aquiles Silveira, a iniciativa vai fomentar a prática do futebol feminino desde o acompanhamento técnico até o pedagógico de crianças e adolescentes de regiões carentes da capital. “Queremos colaborar para o desenvolvimento humano, inclusão educacional e redução da evasão escolar”, explicou o secretário que vai coordenar os trabalhos em parceria com a UFS.
A expectativa é que a primeira aula aconteça após o carnaval, para tanto a Sejesp fará a entrega de 150 kits esportivos contendo chuteira, meião, short, camisa, boné e garrafa de água.



