Dark Mode Light Mode
Secretaria de Estado da Saúde reforça alinhamento estratégico no Huse para fortalecer integração com a rede estadual
Lagarto conquista 1º e 2º lugar em Emendas Participativas com projetos do DTTU e da Guarda Municipal

Lagarto conquista 1º e 2º lugar em Emendas Participativas com projetos do DTTU e da Guarda Municipal

Mobilização popular garante vitória histórica para a segurança nas escolas e educação para o trânsito

A Prefeitura de Lagarto celebra uma importante conquista no processo seletivo das Emendas Participativas. Os dois projetos inscritos por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) foram grandes vencedores em suas categorias: o Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU) ficou em 1º lugar com o projeto “Trânsito na Escola”, com 2.690 votos, enquanto a Guarda Municipal de Lagarto (GML) garantiu o 2º lugar com o projeto “Escola Mais Segura: Guarda Presente, Escola Protegida”, com 2.513 votos. O resultado é fruto direto do empenho da população lagartense, que se mobilizou e participou ativamente da votação popular.

O prefeito Sérgio Reis também celebrou a vitória histórica e destacou a importância da união entre gestão e comunidade. “Essa conquista é motivo de muito orgulho para Lagarto. Ver a Guarda Municipal alcançar o 2º lugar e o DTTU ficar em 1º lugar, por meio do voto popular, mostra que os lagartenses acreditam nas políticas públicas que estamos construindo, especialmente quando elas cuidam do futuro da cidade. Quero agradecer, de forma especial, ao senador Alessandro Vieira, que criou e fortaleceu essa iniciativa das emendas participativas, dando voz à sociedade e permitindo que projetos estratégicos saiam do papel”.

Ainda segundo o prefeito, “esses recursos vão fortalecer ações fundamentais nas escolas, tanto na segurança quanto na educação para o trânsito, reforçando nosso compromisso com a prevenção, a formação cidadã e a construção de uma cidade mais segura e consciente. Parabenizo a todos os profissionais envolvidos e, principalmente, a população de Lagarto, que participou, votou e ajudou a transformar boas ideias em conquistas reais para o município”, destacou o gestor.

As propostas vencedoras, “Escola Mais Segura: Guarda Presente, Escola Protegida”, da GML, e o “Projeto Trânsito na Escola”, do DTTU, concorreram a recursos no valor de R$ 100 mil cada, via emenda participativa, para aquisição de material permanente. Ambas são voltadas ao ambiente escolar, com foco na prevenção, na educação cidadã e na promoção de mais segurança para estudantes, professores e toda a comunidade.

A secretária municipal de Ordem Pública, Mônica Dias, comemorou o resultado e destacou o papel decisivo da população. “Essa conquista é coletiva. Cada voto fez a diferença e mostrou o quanto a população de Lagarto acredita nos projetos desenvolvidos pelo DTTU e pela Guarda Municipal. É a prova de que quando a comunidade participa, as políticas públicas ganham ainda mais força e legitimidade”, afirmou.

O comandante da Guarda Municipal de Lagarto, Édipo Moraes, ressaltou que os recursos serão fundamentais para o trabalho diário da corporação. “Essas emendas são essenciais para fortalecer a Ronda Escolar, ampliar e intensificar as ações preventivas e educativas nas escolas. Com os novos equipamentos, teremos melhores condições de atuar na promoção da cultura de paz, na prevenção ao bullying, no combate ao uso de drogas e na proteção da comunidade escolar, por exemplo”, disse.

Já o diretor do DTTU, Juliano Prata, celebrou o primeiro lugar e reforçou que o recurso trará benefícios diretos à população. “Ficamos muito felizes com o resultado. Esse valor será investido na ampliação do Projeto Trânsito na Escola, com aquisição de equipamentos e montagem de um circuito itinerante para trabalhar a educação no trânsito de forma lúdica. É um investimento que retorna em forma de mais conscientização, prevenção de acidentes e cuidado com a vida dos lagartenses”, pontuou.

Além dos projetos da gestão municipal, Lagarto também contou com a participação de iniciativas apresentadas por associações da agricultura familiar e hospitais filantrópicos, ampliando o alcance das emendas no município com propostas voltadas ao desenvolvimento rural e ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o que demonstra que o compromisso da Prefeitura de Lagarto com políticas públicas voltadas à segurança, à educação e à mobilidade urbana, e a participação popular são elementos essenciais na construção de uma cidade cada vez mais organizada e preparada para o futuro.