O Caism oferta diversos serviços como mamografia, magnificação mamária, compressão seletiva, ultrassonografia mamária, punção de mama, além de consultas médicas especializadas para pesquisa e tratamento de lesões precursoras e cânceres de mama e útero
Referência no atendimento às mulheres em Sergipe, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou 99.206 mil atendimentos entre consultas e procedimentos, no ano de 2025. A unidade oferta desde a consulta especializada até o diagnóstico, a partir da realização de exames específicos, contemplando a população com serviços que garantem qualidade e agilidade nos resultados.
O serviço de mastologia é um dos serviços mais procurados pela população. Em 2025, o Caism realizou 7.509 exames de mamografia bilateral, 2.730 ultrassonografias de mamas e axilas, 1.040 punções de mama e 4.084 consultas em mastologia. A pescadora Elisângela dos Santos, de 47 anos, do município de Maruim, foi à unidade realizar a mamografia. “Fui ao ginecologista e ele me encaminhou para fazer o exame. Durante um ano, fiz acompanhamento porque apareceu um cisto na mama, mas como era benigno, depois ele desapareceu. Mesmo assim, o médico orientou que eu continuasse realizando o exame a cada dois anos, para manter o controle. A gente precisa se cuidar e manter os exames em dia”, destacou.
Para a dona de casa Sandra Barboza, o grande diferencial do Caism, é que consegue resolver tudo no mesmo lugar. “Hoje, fiz a mamografia e, também, vou fazer o ultrassom mamária. Depois eu retorno para a consulta, porque faço acompanhamento regularmente. Para mim está tudo ótimo, vou continuar realizando meus exames e consultas, aqui os profissionais são os melhores”, pontuou.
Investimentos na unidade
Um dos investimentos realizados na unidade em 2025, foi a implantação do Serviço Estadual de Ginecologia (Segi), que tem o objetivo de contribuir para a detecção precoce de lesões precursoras do câncer cérvico-uterino e de dar o direcionamento das pacientes a tratamentos especializados nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).
Além disso, somente em 2025, o Caism também recebeu itens e mobiliário que chegaram a R$371.439,01, totalizando quase R$1 milhão de investimento no Centro. Com a reestruturação do equipamento de saúde, será possível fortalecer ainda mais o diagnóstico precoce e encaminhamento de mulheres para o tratamento de cânceres ginecológicos, a exemplo do colo de útero.
De acordo com a gerente assistencial Zaira Freitas, esses investimentos representam a preocupação do Governo do Estado com a saúde feminina e o compromisso para a melhoria da qualidade de vida dessa população. “A partir da reestruturação do Serviço de Ginecologia (Segi), foi possível perceber o aumento significativo do número de mulheres atendidas, em relação ao ano de 2024, passando de 17.871 para 24.246 atendimentos. Isso representa um aumento real de 37,67%”, ressaltou.
Acesso
O Caism oferta diversos serviços como Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF); Punção Aspirativa por Agulha Grossa (PAAG) ou a biópsia de mama (Core biopsy), feitos por meio da ultrassonografia e realizado por mastologistas; Diagnóstico do câncer de colo de útero, de vulva, vagina e ânus através do Serviço de Patologia do Trato Genital Inferior (PTGI); Fisioterapia pélvica; Inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) e Acompanhamento do Pré-natal de Alto Risco (PNAR). Estes serviços são disponibilizados por meio do Complexo Regulatório de Saúde de Sergipe. Para o acesso, a usuária deve ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para que seja procedida a solicitação do agendamento de consultas e procedimentos.




