Dark Mode Light Mode

Monsenhor José Carvalho de Souza morre aos 98 anos de idade

Foto: Arquidiocese de Aracaju

Ele estava internado há mais de dois meses, em decorrência de uma infecção respiratória.

Faleceu nesta segunda-feira, 26, aos 98 anos, o monsenhor José Carvalho de Sousa. A informação foi confirmada pelo padre Antonio Peixoto, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Catedral Metropolitana de Aracaju. José Carvalho estava internado há mais de dois meses em um hospital particular da capital, onde tratava uma infecção respiratória.

O velório ocorrerá no Centro de Evangelização Cultura, localizado na rua Propriá, nº 222, em Aracaju, a partir das 7h desta terça-feira. Uma missa será celebrada no local às 7h30.

Foto: Arquidiocese de Aracaju

Natural do município de Lagarto, onde nasceu em 24 de novembro de 1926, José Carvalho de Sousa foi ordenado padre aos 30 anos de idade e construiu uma trajetória marcante tanto no campo religioso quanto educacional. Em 1957, apenas um ano após sua ordenação, foi nomeado reitor do Seminário Arquidiocesano e capelão da Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Aracaju.

Três anos depois, em 1960, fundou o Ginásio Diocesano Sagrado Coração de Jesus, na Praça Camerino, na capital sergipana, que posteriormente se tornaria o Colégio Arquidiocesano com o mesmo nome. Sua atuação na área educacional ganhou ainda mais destaque em 1968, quando foi nomeado Conselheiro do Conselho Estadual de Educação pelo então governador Lourival Baptista.

Em 2002, o Papa João Paulo II concedeu a ele o título de monsenhor, reconhecimento que marcou oficialmente sua nova posição dentro da hierarquia da Igreja. Mais tarde, em 2013, foi empossado como membro da Academia Lagartense de Letras, onde passou a ocupar a cadeira de número 10.

A morte de monsenhor José Carvalho representa a despedida de uma figura histórica para a Igreja Católica em Sergipe e deixa um legado importante no campo da educação e da formação religiosa no estado.