Dark Mode Light Mode

Numa ação bastante humana, Governo do Estado entrega absorventes para internas do Prefem

Ação do programa Cuidar-SE contou ainda com roda de conversa sobre a importância do autocuidado

Em mais uma ação de combate à pobreza menstrual, o Governo de Sergipe, por meio das secretarias da Educação (Seed), de Políticas para as Mulheres (SPM) e de Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), entregou absorventes descartáveis do Programa Estadual de Promoção, Proteção e Prevenção da Saúde Menstrual (Cuidar-SE) a 260 internas do Presídio Feminino (Prefem), nesta terça-feira, 29.
 
A ação contou ainda com o apoio da Secretaria da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc). “Entregamos os absorventes, garantindo a saúde e a dignidade menstrual para as mulheres que estão aqui no Prefem. É mais uma demonstração do compromisso do Governo do Estado com a promoção de políticas públicas para as mulheres, especialmente nesta pauta tão importante, que é o combate à pobreza menstrual”, ressaltou a secretária da SPM, Danielle Garcia.
 
Com o intuito de reforçar a importância dos cuidados com a saúde da mulher, a SPM também promoveu uma roda de conversa para tratar sobre Saúde menstrual. “Focamos na higiene íntima e a saúde menstrual, conversando sobre o autocuidado, a importância dos absorventes higiênicos no período menstrual, o que vai muito além de uma questão social, de direitos humanos e saúde. Estamos falando de dignidade para todas as mulheres sergipanas”, detalhou a diretora de Saúde e Bem-estar da SPM, Viviane Goston.
 
Garantir a dignidade menstrual é reconhecer um direito básico de adolescentes, jovens e mulheres que menstruam. Foi com esse compromisso que o Governo de Sergipe lançou o Cuidar-SE. A proposta tem o objetivo de fortalecer a educação sobre saúde, higiene íntima e cuidados menstruais.
 
Desde o lançamento, em 2024, o programa já investiu mais de R$ 3 milhões, distribuindo mais de 800 mil pacotes de absorventes. Por meio da SPM, somente este ano, foram entregues mais de 3.800 absorventes para mulheres de diversos municípios sergipanos.