Tradições lagartenses encantaram o público e reforçaram o potencial turístico do município durante intercâmbio cultural
Neste domingo, 12, Lagarto deu mais um passo importante na consolidação de sua imagem como destino cultural e turístico ao participar do 1º Festival de Cultura Popular de São Paulo, um dos maiores eventos do gênero no país. Além da Quadrilha Junina Raio da Silibrina, o município levou a representação da manifestação centenária dos Parafusos, encantando o público na Avenida Paulista e no Centro Cultural São Paulo (CCSP) com suas cores, ritmos e autenticidade.
Para o secretário municipal de Turismo, Wédson Andrade, a presença de Lagarto no Festival é motivo de comemoração. Ele enfatizou a relevância da participação para o fortalecimento do município como importante destino no cenário turístico nacional. “Eventos como este funcionam como uma vitrine para o nosso turismo. Cada apresentação despertou curiosidade e interesse nas pessoas, assim como criou possibilidades de conexões. Quando o público conhece a nossa cultura, nasce também o desejo de conhecer nossa cidade, nossos espaços históricos, nosso modo de viver. Então, essa foi uma oportunidade estratégica para posicionar Lagarto como destino turístico e movimentar nossa economia criativa”, celebrou.
Durante seis dias, o evento reuniu mais de 50 atrações de todo o Brasil, numa programação que celebrou a diversidade das manifestações culturais populares. Ao lado de grandes expressões regionais, Lagarto mostrou que sua identidade cultural é também um ativo turístico de grande valor, capaz de atrair visitantes, gerar oportunidades e movimentar a economia local.
Com uma rica tradição que une fé, arte e alegria, Lagarto vem se consolidando como um município que valoriza e promove sua cultura dentro e fora de Sergipe. A participação no evento em São Paulo reafirmou o compromisso da gestão municipal em investir na promoção turística e cultural da cidade, abrindo portas para novas parcerias e experiências.
“Vir a São Paulo para participar de um festival dessa dimensão é muito gratificante para mim, enquanto gestor, e para todos da delegação sergipana, seja pela Quadrilha Junina Raio da Silibrina, ou pelos meninos que fizeram a representação dos Parafusos. O que vivemos aqui nos últimos dias foi uma experiência maravilhosa, com intercâmbios com outros grupos e identidades culturais de estados como o Amazonas. E eu acredito que a gente merece esse reconhecimento que vem de uma gestão municipal que tem apoiado bastante a cultura lagartense, através do prefeito Sérgio Reis, ou de forma intersetorial, a exemplo da grande parceria que temos com a Secretaria Municipal de Turismo, por meio do secretário Wédson, que nos acompanhou até aqui”, destacou o secretário municipal de Cultura, Nenê Prata.
Os amigos Felipe Buchmann, Pedro Obliziner e Ana Carolina, ficaram encantados com a cultura e foram unânimes em dizer que, ao visitar Sergipe novamente, não deixarão Lagarto de fora da rota. “Já fui a Sergipe com os meus amigos, mas não conheci Lagarto. Eu amei o que vi aqui hoje. A interpretação da Quadrilha Junina e dos Parafusos foi muito legal. Confesso que fiquei com mais vontade de conhecer a cidade no São João e ver como é a festa, além de conhecer o famoso Festival da Mandioca”, disse Ana Carolina.
Pedro Obliziner também gostou bastante das apresentações. “Até então, eu não conhecia a cidade de Lagarto nem as suas manifestações culturais. Eu gosto bastante da cultura popular e das manifestações regionais. Eventos como este são bons, pois temos a oportunidade de conhecer sobre outros lugares. Tenho a certeza de que quando eu for à Lagarto verei mais coisas desse tipo. Eu gostei e me diverti bastante”, declarou.
Também mantendo o discurso dos amigos, Felipe Buchmann, que é de Jundiaí/SP, explicou que “um dos grandes atrativos de São Paulo é, justamente, esse contato com a cultura de diferentes partes do país e do mundo. E de Lagarto, um lugar que ainda não conheço, mas estou com vontade de conhecer, eu gostei muito de ver as apresentações que fizeram aqui: a Quadrilha Junina me fez ficar com vontade de conhecer um pouco mais sobre as festas juninas. Já com relação aos Parafusos, eu nunca tinha escutado a respeito, mas achei algo único. Chique!”.
A presença de Lagarto no 1º Festival de Cultura Popular de São Paulo colocou em destaque o que há de mais genuíno na cultura popular sergipana, fortalecendo a visibilidade em nível nacional e projetando o município como referência em turismo cultural. Em meio a um público diverso, que reuniu visitantes de todas as regiões do país, as tradições lagartenses se tornaram vitrine para um município criativo e vibrante, despertando o interesse de turistas e agentes culturais.





