Dark Mode Light Mode

Pega do Mastro abre festejos juninos em Lagarto com homenagem e multidão nas ruas

Festa do Mastro 2025. Foto: Secom PML

A tradicional Pega do Mastro, reconhecida como patrimônio histórico, cultural e imaterial, marcou neste fim de semana o início dos festejos juninos em Lagarto, no interior de Sergipe. Milhares de pessoas participaram da celebração, que homenageou este ano Geraldo da Farmácia, figura simbólica da cultura local e um dos brincantes mais antigos da festa.

A programação teve início no sábado (24) e seguiu no domingo (25) com o Corte do Mastro, cortejo que reuniu grupos culturais, manifestações tradicionais e uma multidão que acompanhou o percurso ao som de trio elétrico.

Festa do Mastro. Foto: Secom PML

O prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, destacou a importância da festa como símbolo da identidade cultural do município.

“Lagarto tem uma tradição enorme dos festejos juninos. A festa do Mastro resgata uma celebração tradicional que é centenária e, agora, com Bell Marques e Natanzinho Lima, vem consagrar esse grande evento que abre os festejos juninos da nossa cidade”, afirmou.

Sérgio Reis: “A festa do Mastro resgata uma celebração tradicional que é centenária”. Foto: Secom PML

A homenagem a Geraldo da Farmácia celebrou mais de 50 anos de dedicação à cultura popular, reforçando o papel dos brincantes e mestres da tradição na preservação das raízes nordestinas.

A Pega do Mastro é considerada uma das expressões culturais mais fortes do município e abre o calendário das festas juninas em Lagarto.

Previous Post

Concurso público da PMSE avança com aplicação da Avaliação Psicológica

Next Post

Marcha para Cristo reúne milhares de fiéis na Barra da Coqueiros