Dark Mode Light Mode

População e feirantes do Marcos Freire II recebem unidade móvel da Saúde com testes rápidos gratuitos

Nesta quarta-feira, 8, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Vigilância Epidemiológica, em parceria com o Programa IST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES), levou a Unidade Móvel Fique Sabendo até a Feira do Marcos Freire II, oferecendo gratuitamente testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

A ação integra a programação do Outubro Verde, mês de conscientização e combate à sífilis, e tem como objetivo ampliar o acesso da população à testagem e ao diagnóstico precoce das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), especialmente em locais de grande movimentação.

O veículo ficou estacionado em frente ao polo do Programa Academia da Saúde, na Praça da Juventude, e contou com o apoio de quatro profissionais do Estado e oito do município, entre enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e equipe administrativa.

De acordo com Elisângela Andrade, referência técnica do Programa IST/Aids em Socorro, a iniciativa reforça o compromisso do município em facilitar o acesso da população aos serviços de prevenção.

“Este mês, em alusão ao Outubro Verde, a Vigilância Epidemiológica programou diversas ações. Estamos iniciando hoje com essas testagens aqui na feira. É um alerta, porque a gente sabe que outubro é rosa, mas também é verde e a sífilis é uma infecção sexualmente transmissível, silenciosa e às vezes negligenciada. Então temos que fazer esse alerta e ampliar a testagem, para que a população tenha um diagnóstico precoce e trate o quanto antes”, explicou Elisângela.

Entre os moradores que aproveitaram o serviço estava Amanda Silva, auxiliar de serviços gerais, moradora do  Marcos Freire II.

“A equipe me abordou, parei e perguntei do que se tratava. Achei importante, gostei muito. É bom ter esse cuidado com a saúde. Quando vi o ônibus aqui, aproveitei. Foi ótimo, gostei mesmo”, contou Amanda.

Já Edson Marques, morador do Castelo Branco, também participou da ação enquanto passava pela feira.

“Eu estava por aqui e fui abordado pela equipe. Achei o projeto excelente e resolvi fazer o teste também. É nota mil! Um projeto bonito que deveria rodar todos os bairros. Socorro está de parabéns e pode servir de exemplo para outros municípios”, destacou.

Apoio da SMTT

Para garantir a segurança e organização do local, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) deu apoio à ação, isolando a área para o estacionamento da unidade e assegurando conforto e comodidade aos participantes.

A Unidade Móvel Fique Sabendo seguirá realizando testagens em diferentes pontos do município ao longo do mês de outubro, aproximando os serviços de saúde da população e fortalecendo as políticas públicas de prevenção às ISTs.