A competição, que reúne 12 equipes, segue até o dia 31 e integra a programação de Natal do povoado
O prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, abriu oficialmente, nesta segunda-feira, 12, a 25ª edição da Copa de Futsal do povoado Colônia Treze, uma das competições esportivas mais tradicionais do município e a primeira da região realizada neste ano. O torneio, promovido por meio de uma parceria entre a gestão municipal e a cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Rural do Centro-Sul de Sergipe (Cercos), reúne 12 equipes, divididas em quatro chaves, com jogos de segunda a sexta-feira, sempre no período noturno, e entrada totalmente gratuita para o público.
Consolidado como um evento construído com participação ativa da comunidade, o campeonato fortalece o esporte amador, promove lazer, convivência social e impulsiona a economia local, atraindo os lagartenses e moradores de municípios vizinhos. A competição segue até o dia 31, quando será realizada a grande final, integrando a programação de Natal do povoado.
Ao abrir o evento, o prefeito destacou a política de incentivo ao esporte desenvolvida pela administração municipal e os resultados já conquistados no município. “A gente acredita no esporte como ferramenta de inclusão, oportunidade e transformação social. Por isso, temos investido e apoiado diversas modalidades, desde os campeonatos comunitários até o trabalho de base e formação. Fico muito feliz em ver os frutos que Lagarto tem colhido, com a juventude participando, se envolvendo e encontrando no esporte um caminho de desenvolvimento e cidadania”, afirmou o prefeito Sérgio Reis.
O gestor também ressaltou o papel social da competição e anunciou a maior premiação já registrada na história do campeonato. “É esporte, é lazer e é convivência. A Prefeitura é parceira deste evento porque acredita no esporte como instrumento de formação cidadã. Este ano, com o apoio do deputado estadual Ibrain Monteiro, a Copa de Futsal do povoado Colônia Treze terá a maior premiação da sua história, serão 15 mil reais. Um reconhecimento aos atletas, às equipes e à tradição deste evento que é orgulho do nosso município”, reiterou.
Também presente na abertura, o deputado estadual Ibrain de Valmir enfatizou a relevância econômica da competição para o povoado e para Lagarto. “Essa é uma das maiores competições de futsal do estado de Sergipe. São 25 edições que geram renda, fortalecem o comércio, levam alegria ao povo do Colônia Treze e valorizam o esporte. Aqui não é só competir para vencer, é se divertir, confraternizar e promover saúde. Parabenizo todas as equipes e desejo que façam um grande espetáculo para esse povo”, declarou o parlamentar.
Além da disputa esportiva, a Copa amplia oportunidades para jovens atletas e contribui diretamente para o fortalecimento da economia local, se consolidando como um espaço de integração comunitária e valorização dos talentos do município. De acordo com o secretário Municipal de Juventude, Esportes e Lazer de Lagarto (Sejel), Rafael Monteiro, a edição deste ano marca um novo patamar da competição.
“É sempre uma satisfação para a Prefeitura apoiar e organizar a Copa de Futsal do Colônia Treze, que chega à sua 25ª edição consolidada como uma das mais tradicionais de Sergipe. Em 2026, o campeonato ganha ainda mais força com a maior premiação em dinheiro de sua história, serão 15 mil reais destinados às equipes que alcançarem as primeiras colocações, um incentivo direto aos atletas e aos times”, frisou.
O secretário também enfatizou que os reflexos do evento vão além das quadras. “A Copa fortalece gera emprego e renda, beneficia ambulantes, comerciantes e pequenos empreendedores, além de promover a integração da comunidade. É um evento que reafirma o compromisso da gestão municipal com o esporte, o lazer e o desenvolvimento do município”, completou.
Para quem está dentro de quadra, a expectativa é grande. O técnico Yuri Santos, da equipe Luiz Freire, por exemplo, destacou a importância da ação para os atletas amadores. “Essa Copa dá visibilidade para os jovens da casa, abre oportunidades e valoriza o futsal amador. A estrutura é muito boa e mesmo com equipes diferentes a cada ano, a gente vem preparado para defender o título e brigar forte. É um campeonato que todo atleta quer jogar”, avaliou.
Quem acompanha das arquibancadas também percebe os benefícios do evento. Moradora do povoado Colônia Treze, Camila Silva celebrou o clima de confraternização proporcionado pela Copa. “É maravilhosa. A gente trabalha o dia todo e, à noite, tem um espaço para sair, se divertir e encontrar os amigos. A estrutura está ótima, dá gosto de vir assistir aos jogos. Com certeza vou estar aqui todos os dias”, contou.



