O prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, participou, na tarde desta terça-feira, 13, da cerimônia de entrega dos certificados aos alunos que concluíram os cursos de operador de retroescavadeira e motoniveladora, equinocultura e citricultura. Os cursos de qualificação rural são uma iniciativa da Prefeitura de Lagarto, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura (Semagri) e de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Semdee), em parceria com o Governo do Estado, o Senar Sergipe e o Sest Senat.
As capacitações têm o objetivo de investir em mão de obra para o campo, por meio da profissionalização. Os cursos são formados por teoria e prática, além da entrega do certificado que habilita o aluno a exercer a profissão. Como grande parte do município é formada por áreas rurais, os cursos são direcionados a esse setor, com o objetivo de proporcionar mais chances de emprego e renda, além de oferecer ao mercado profissionais capacitados.
O prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, destaca a importância das capacitações. “Esses cursos representam oportunidade, geração de renda, qualificação profissional e valorização de quem vive e trabalha no campo. Desde o início da nossa gestão, tomamos uma decisão muito clara: a agricultura de Lagarto teria prioridade, investimento e presença da Prefeitura. E é isso que estamos fazendo, com trabalho, planejamento e respeito ao agricultor e à agricultora do nosso município”, enfatiza.
A diretora da Economia Solidária da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Elaine Oliveira de Araújo, representou o Governo de Sergipe durante a cerimônia. Ela menciona a importância da qualificação profissional para o mercado de trabalho. “Estamos certificando mais de 40 profissionais na área agrícola. O município tem 50% da sua população na área agrícola, então nada mais justo do que qualificar essa mão de obra para oportunizá-la no mercado de trabalho. Hoje, o mercado é muito mais exigente, e a preocupação do Governo do Estado de Sergipe é qualificar os sergipanos. Sendo assim, estamos no município de Lagarto cumprindo mais esse objetivo. Depois de quase 45 municípios e mais de cinco mil certificados, hoje chegou a vez do município de Lagarto”, disse.
O secretário de Agricultura do Município, Luciano Júnior, ressalta a mão de obra qualificada que é gerada para o município com a oferta dos cursos. “Esse é o momento em que eles, com o certificado na mão, têm uma possibilidade maior de conseguir um emprego. Alguns já estão trabalhando. E agora, em 2026, a gente está na expectativa de mais cursos. Antigamente, o pessoal trabalhava com mão de obra de outros municípios. Agora, quem precisa de um operador ou de pessoas capacitadas para lidar com cavalos ou citricultura encontra em Lagarto”, destaca.
Mais qualificação
Evelyn Beatriz Santos Almeida é estudante de Medicina Veterinária e recebeu o certificado do curso de equinocultura. Para ela, isso fará uma grande diferença para sua futura profissão. “Essa foi uma oportunidade incrível, porque eu já queria fazer o curso há muito tempo, mas não tinha a oferta próxima de casa. Graças a Deus, aconteceu de ter a oferta aqui no município. Fiz a inscrição e consegui cursar. Descrevo essa experiência como única e individual, que sei que vai ser bastante importante para o meu futuro, porque eu já curso Medicina Veterinária e sou apaixonada por cavalos”, pontua.
O aluno Carlos Henrique recebeu o certificado nos cursos de retroescavadeira e motoniveladora. Ele descreve a sensação de estar habilitado para operar as máquinas. “Esse é um momento mais do que especial em nossas vidas, na minha e na de tantos jovens que estão aqui. A gente teve a oportunidade de ter em mãos os certificados de operador de forma gratuita. Para fazer um curso como esse, gastaríamos em torno de R$ 3 mil. Para nós, esse é um momento maravilhoso e histórico. Alguns alunos já estão trabalhando, e esse é um momento mais do que especial para agradecer a todos que se empenharam para fazer esse curso acontecer”, conclui.
A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social e do Trabalho, Suely Menezes, e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Nininho da Bolo Bom.



