Dark Mode Light Mode

Prefeitura de Lagarto realiza 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef

Evento proporcionou um momento de diálogo e articulação em relação às políticas públicas voltadas às crianças e aos adolescentes do município

A Prefeitura Municipal de Lagarto realizou, na manhã desta terça-feira, 2, no auditório do Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas (Polivalente), o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef. O evento, intersetorial, serviu para debater políticas públicas ligadas à juventude e recebeu contribuições de crianças e adolescentes locais.

Todas as secretarias da administração municipal foram mobilizadas para participar, ainda que a articulação do Selo compreenda, especialmente, a atuação das secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Juventude, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Inclusão, Comunicação e Cultura. 

O evento começou com apresentações culturais, através do grupo Filhos de Angola e Regional, sob a liderança do mestre Diogo, e do Grupo de Reisado da Escola Municipal Marco Machado de Almeida, do povoado Brejo. Logo depois, formou-se a mesa de debate, com o tema “O Selo Unicef nos planos das Garantias de Direitos de meninas e meninos lagartenses”. A articuladora do Selo Unicef em Lagarto, Aline Ribeiro Oliveira, foi uma das facilitadoras. 

“O 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef marca o início de uma caminhada importante para o nosso município. Hoje, o fórum apresenta um diagnóstico situacional sobre a atenção oferecida a esse público em Lagarto e propõe caminhos para que possamos evoluir, melhorar e garantir que crianças, adolescentes e suas famílias recebam sempre as melhores políticas públicas. Este é um espaço que reúne toda a sociedade, inclusive os próprios adolescentes, para que tenham voz ativa; afinal, se as políticas são feitas para eles, é fundamental que participem desse processo”, explica.

A partir do debate, foram constituídos seis Grupos de Trabalho (GT): Educação, Saúde e Nutrição, Meio Ambiente, Proteção Social, Proteção Contra Violências e Equidade Étnico-Racial. As contribuições dadas, via o diálogo estabelecido, pelos jovens presentes comporão o Plano Municipal de Ação dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Plano de Participação Cidadã de Adolescentes (PPCA).

“O Selo Unicef representa um conjunto de ações que reconhecem e fortalecem o compromisso da Prefeitura Municipal de Lagarto com a infância, a adolescência e o desenvolvimento humano do nosso município. Trata-se de um trabalho articulado, intersetorial, que envolve diretamente as áreas de saúde, educação e assistência social, além de incorporar a consciência ambiental como eixo fundamental. Isso porque promover educação e desenvolvimento humano é, essencialmente, um esforço coletivo. Aqui, unimos comunidades quilombolas e indígenas, além de núcleos voltados à proteção de crianças e adolescentes, conselhos municipais e representantes da cultura, arte, educação, saúde e assistência. Todos reunidos para refletir e discutir, de forma conjunta, os caminhos para fortalecer o desenvolvimento do nosso município”, aponta a secretária municipal da Educação, Taysa Mercia.

Para a secretária municipal da Assistência Social, Suely Menezes, que também esteve presente, a iniciativa demonstra o cuidado da administração municipal em relação à juventude e ao seu futuro. “Esse momento reforça o nosso compromisso com Lagarto e com a garantia dos direitos desse público, que deve estar no centro das políticas públicas. Estou muito feliz, porque encontramos aqui muitos jovens, crianças e adolescentes dispostos a contribuir com suas opiniões. Essa escuta ativa é fundamental para que possamos compreender suas necessidades e, assim, construir ações que realmente façam a diferença na vida deles”, ressalta.

Um dos adolescentes que enriqueceram as discussões foi Júlio César Souza, 15, aluno do 9º ano no Colégio Municipal Frei Cristóvão de Santo Hilário. Para ele, é fundamental que a juventude possa participar deste tipo de debate. 

“É muito importante reconhecer que os adolescentes são cidadãos, que precisam ter suas opiniões ouvidas e que necessitam de investimentos para o futuro, porque os adolescentes de hoje serão os adultos de amanhã. Por isso, participar de um momento como este, no qual podemos contribuir para a construção de políticas públicas voltadas para nós, é algo realmente significativo. Antes deste projeto, eu nunca tinha vivido algo parecido. Nunca tinha sido convidado a falar, a expressar minha opinião de forma tão direta. É algo novo, diferente, e muito importante”, garante. 

Selo Unicef

O município de Lagarto integra a edição 2025–2028 do Selo Unicef, comprometendo-se com metas concretas e estratégicas que envolvem ações intersetoriais nas áreas de saúde, educação e assistência social, meio ambiente e cultura.

O Selo Unicef é um reconhecimento internacional concedido a municípios brasileiros que mais avançam na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Além das ações voltadas para as crianças e os adolescentes, vinculadas ao Planejamento Estratégico da gestão municipal, a exemplo do Programa Bom Dia Feliz, Lagarto também percorrerá uma série de atividades com foco na conclusão do ciclo 2025-2028 do Selo Unicef.