Dark Mode Light Mode

Prefeitura de Lagarto realiza atendimento veterinário em fazenda leiteira no povoado Saco do Tigre

Suporte técnico é uma ação contínua da Semagri e visa reduzir os custos ao produtor e fortalecer a pecuária leiteira no município

A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), realizou nesta segunda-feira, 26, um atendimento veterinário no povoado Saco do Tigre, em uma propriedade rural cuja principal fonte de renda é a produção de leite. A ação contínua da Semagri reforça o compromisso da gestão municipal em apoiar diretamente os produtores, garantindo assistência técnica, saúde animal e mais segurança para o desenvolvimento da atividade agropecuária.

Ao todo, quatro animais foram atendidos durante a visita. Três deles passaram por procedimentos relacionados ao protocolo de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). O produtor realizou a compra do material necessário, e a Semagri disponibilizou o veterinário para executar o processo de aplicação hormonal e acompanhamento do manejo reprodutivo, garantindo maior acessibilidade ao serviço e reduzindo custos para o pequeno produtor. O valor médio do atendimento particular, nesse tipo de procedimento, pode variar entre R$ 250 e R$ 300 por animal, o que reforça a importância do suporte técnico oferecido pela gestão municipal.

Além do suporte reprodutivo, o atendimento também incluiu orientações sobre o uso correto de medicamentos e cuidados necessários após os procedimentos, contribuindo para o bem-estar dos animais e para a produtividade da fazenda.

Durante a visita, uma vaca precisou de um atendimento mais específico, após sofrer um aborto espontâneo e apresentar retenção placentária. A equipe realizou um procedimento clínico para evitar agravamento do quadro, com aplicação de antibiótico e vitaminas, além de manejo para auxiliar na retirada do material biológico remanescente, como parte da placenta. A medida é fundamental para evitar infecções mais graves, que podem comprometer a saúde do animal e até levar à morte.

O secretário municipal de Agricultura, Luciano Alves, destacou que a iniciativa faz parte de um trabalho contínuo da gestão para fortalecer o produtor rural e garantir mais suporte técnico no campo. “Nosso objetivo é estar mais perto do produtor, oferecendo assistência, orientação e atendimento veterinário para reduzir custos e melhorar a produção. Esse suporte faz diferença na rotina de quem vive do leite e da criação, porque garante mais segurança para o rebanho e mais tranquilidade para o agricultor”, afirmou.

O produtor rural Vinícius Eleotério, beneficiado pela ação, destacou a importância do atendimento veterinário oferecido pela Prefeitura para quem vive da produção no campo. “É um beneficiamento da Prefeitura, graças a Deus com esse novo projeto que antes não tinha, do veterinário do campo. Ajuda muito a nós, produtores rurais, que necessitamos de um veterinário e antes tinha que pagar, gerava custo. Soube através das redes sociais, vi que a Prefeitura estava disponibilizando veterinário, entrei em contato e ele se dispôs a vir na minha propriedade”, relatou.

O médico veterinário da Semagri, Tarcísio Libório, destacou a importância da assistência prestada no campo. “Com a Secretaria de Agricultura disponibilizando veterinários de campo, a gente ajuda principalmente os pequenos produtores, diminui custos e faz com que os animais voltem à vida normal o mais rápido possível, gerando bem-estar e fortalecendo a atividade agropecuária no município”, afirmou.

Com ações como essa, a Prefeitura de Lagarto reafirma o compromisso de seguir presente na zona rural, garantindo apoio técnico e fortalecendo a pecuária leiteira, contribuindo para mais produtividade, desenvolvimento e geração de renda para as famílias do campo.