Após dias de acúmulo de lixo nas ruas da capital, a nova empresa contratada emergencialmente pela Prefeitura de Aracaju iniciou a operação nesta terça-feira, 10. A Ramac Empreendimentos assumiu os serviços de limpeza urbana após a rescisão do contrato com a Renova, que vinha sendo alvo de críticas por falhas na prestação.
Os primeiros caminhões da Ramac saíram para as ruas logo no início da manhã. Segundo o diretor-presidente da empresa, Alexandre Sá, a operação começou com 31 caminhões e cerca de 900 colaboradores. A prioridade, segundo ele, será atender os pontos mais afetados pela interrupção do serviço e eliminar os descartes irregulares espalhados pela cidade.

Ainda de acordo com Alexandre Sá, a expectativa é ampliar a frota em breve. “Estamos aguardando a chegada de mais 10 caminhões novos, zero quilômetro, até a próxima semana, para reforçar ainda mais o serviço em Aracaju. A ideia é colocar tudo em ordem e manter a cidade limpa”, afirmou.
A previsão é que a coleta regular seja normalizada até sexta-feira, 14. Já a retirada dos entulhos e do lixo acumulado de forma inadequada deve ocorrer gradualmente, com esforços concentrados nos pontos mais críticos.
A Ramac foi contratada por meio de novo contrato emergencial após a gestão municipal rescindir unilateralmente o vínculo com a Renova, alegando má prestação de serviço. A troca aconteceu em meio a uma série de críticas à Prefeitura pela condução do processo de limpeza pública na capital.