Dark Mode Light Mode

Rastros de luz no céu de Sergipe eram lixo espacial, confirma astrônomo da UFS

Rastros de luz são observados no céu de Sergipe.

Imagens de rastros luminosos cruzando o céu litorâneo de Sergipe e áreas de alto-mar, na madrugada desta segunda-feira, 14, chamaram a atenção e geraram curiosidade nas redes sociais. O fenômeno, registrado em vídeos por moradores, não era meteoro nem cometa, mas lixo espacial.

De acordo com o professor e astrônomo Diogo Souto, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), os pontos luminosos são restos de um foguete russo lançado em 10 de julho de 2019, a partir do Complexo de Mísseis e Espaço de Plesetsk. O especialista explica que o fenômeno é um exemplo clássico de reentrada de objetos em órbita terrestre (LEO).

“Eles entram em atrito com a atmosfera e pegam fogo, gerando os filamentos de luz. Mas é muito difícil afirmar com precisão qual objeto era, porque ele se desintegra completamente antes de atingir o solo”, detalhou Diogo Souto. Segundo ele, o lixo espacial não representa perigo para a população.

Um caso semelhante foi registrado em fevereiro deste ano, quando restos de satélites do grupo Starlink 6-51, lançados pelo Kennedy Space Center, também cruzaram o céu de Sergipe.