Dark Mode Light Mode
Transparência do SergipePrevidência conquista reconhecimento estadual e nacional
Secretaria de Estado da Educação comemora dez anos de implementação do Diário Eletrônico na rede pública estadual
Orsse celebra Emancipação de Sergipe com concerto especial no Teatro Tobias Barreto

Secretaria de Estado da Educação comemora dez anos de implementação do Diário Eletrônico na rede pública estadual

Avanço do sistema e empenho dos professores garantem marca histórica de 93,76% de diários preenchidos

Em 2025, a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (Seed) celebra o décimo aniversário do Diário Eletrônico, ferramenta que trouxe modernização, transparência e eficiência à gestão escolar. Atualmente, o sistema registra 81.004 diários em uso, com 3.121.033 aulas atualizadas, mantendo apenas 6,24% dos diários pendentes — o melhor resultado da série histórica, alcançando 93,76% de adesão. O índice de atualização varia nas dez diretorias regionais, com destaque para a Diretoria Regional de Educação do Centro-Sul Sergipano (DRE 2), que atingiu 100%, enquanto as demais registram um índice superior a 89%.

O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, destaca a importância desse avanço. “Esses resultados expressivos refletem o planejamento estratégico e o trabalho integrado de toda a rede estadual de ensino. O Diário Eletrônico tornou-se ferramenta essencial para garantirmos qualidade, acompanhamento pedagógico eficiente e uma gestão mais transparente e ágil”, afirma.

Para a diretora do Departamento de Inspeção Escolar (Dies), Maryvan Santos Silveira, o sucesso se deve à evolução contínua do sistema. “Esse é o melhor índice obtido em dez anos, pois solucionamos problemas de usabilidade e adesão. Com o preenchimento do Diário Eletrônico, temos dados concretos sobre frequência, risco escolar, acompanhamento pedagógico, que orientam ações como os programas federais ‘Bolsa Família’ e ‘Pé-de-Meia’, estudante monitor, além de avaliações institucionais”, avalia.

O diretor da Assessoria de Informática (Astin), Breno Carmo, reforça que o processo de escuta junto aos professores foi fundamental para a obtenção do resultado atual. “A partir do diálogo estabelecido com os professores da rede estadual, realizamos melhorias no sistema, facilitando o uso para garantir esse nível de adesão”, completa.

A gestora da Diretoria Regional de Educação do Centro-Sul Sergipano (DRE 2), Daniela Silva, expressa satisfação com o desempenho exemplar da região, que atingiu 100% de preenchimento no Diário Eletrônico em menos de dois meses. Ela destaca que, logo no primeiro momento, foi criada uma rotina de monitoramento diário, alinhada à portaria que exige o registro das aulas em até 48 horas após sua realização. “Instalamos esse acompanhamento junto às equipes escolares, e os coordenadores pedagógicos passaram a verificar o sistema diariamente. Em menos de dez dias, o índice saltou de aproximadamente 23% para 72%, e, com insistência e apoio contínuo, atingimos cerca de 90% em apenas um mês e, logo em seguida, 100%”, relata.

A gestora reforça que essa mudança também se baseou em uma intensa ação de conscientização junto aos professores, mostrando que o diário não é apenas uma formalidade, mas uma ferramenta essencial para acompanhar a execução do currículo, a frequência dos estudantes e identificar possíveis índices de evasão. Além disso, o sistema serve de base para programas sociais como Bolsa Família e Pé-de-Meia, sendo, portanto, peça-chave na articulação entre educação e políticas públicas.

Das 318 unidades de ensino da rede estadual, o Centro de Excelência Leandro Maciel  destaca-se como uma das que alcançou 100% de preenchimento no Diário Eletrônico. A diretora Carla Surama celebra o feito. “Essa era uma meta antiga que, finalmente, foi conquistada. Para isso, implementamos uma rotina de monitoramento diário no sistema. Todas as manhãs, verificamos o painel de indicadores, identificamos pendências por conteúdo ou frequência com data marcada e notificamos o professor”, explica. Esse acompanhamento em tempo real agiliza a correção de registros atrasados, seja por falta de internet, esquecimento ou dificuldades técnicas, evitando o acúmulo de aulas não registradas.

Carla Surama enfatiza, ainda, que essa comunicação aberta e transparente entre gestão e docentes fortalece o compromisso com o registro diário, proporcionando um “retrato fiel” do andamento pedagógico, notas e frequências dos estudantes. Para ela, “a chave não é segredo: monitorar todos os dias e notificar imediatamente é o que permite manter o índice de 100%, ao fim de cada bimestre e semestre”.

O Diário Eletrônico tornou-se uma ferramenta robusta para acompanhamento pedagógico, comunicação em tempo real com pais e responsáveis, redução do uso de papel e suporte à tomada de decisões estratégicas nas esferas escolar e estadual. Com esse marco, a Seed reafirma seu compromisso com a modernização da gestão pública, valorização docente e aperfeiçoamento constante na qualidade da educação em Sergipe.