Dark Mode Light Mode

Secretaria de Saúde de Lagarto inicia capacitação para enfrentamento à hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Lagarto, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, deu início nesta segunda-feira, 1º, a uma capacitação voltada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com ênfase na prevenção, identificação precoce e acompanhamento de casos de hanseníase. A iniciativa integra o Projeto Sasakawa, realizado em parceria com o Ministério da Saúde e a Fundação Sasakawa.

A formação tem o objetivo de qualificar os profissionais da Atenção Primária à Saúde para ampliar a cobertura e a eficácia das ações contra a hanseníase no município. “Essa é uma oportunidade de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento das práticas de cuidado”, destacou Larissa Nauane, enfermeira responsável pela área técnica de hanseníase e tuberculose da SMS.

De acordo com Vitória Lídia Sousa, tecnologista do Ministério da Saúde, a capacitação dos agentes é estratégica para ampliar o diagnóstico e reduzir o número de casos não detectados. “Estamos aqui para fortalecer o trabalho das equipes de saúde da família. Na sequência, a formação continuará com enfermeiros, médicos e fisioterapeutas, sempre com foco nessa detecção e tratamento efetivos da hanseníase”, afirmou.

A agente comunitária de saúde Jeany Martins, da UBS Dr. Davi Marcos, reforçou a importância do papel dos ACS na comunidade. “Nosso trabalho é essencial. Somos nós que estamos nas casas, ouvindo as pessoas e orientando. Essa capacitação nos dá mais segurança e preparo para identificar casos e encaminhar para o tratamento o quanto antes.”

Com essa iniciativa, a SMS reafirma seu compromisso com a qualificação contínua dos profissionais da Atenção Primária e com o fortalecimento das ações de vigilância em saúde, contribuindo de forma efetiva para o diagnóstico precoce da hanseníase e ampliando o acesso ao seu tratamento.