Dark Mode Light Mode

Seminc inicia calendário de atividades lúdicas para crianças TEA durante mês de janeiro

A Prefeitura Municipal de Lagarto (PML), através da Secretaria Municipal de Inclusão das Pessoas com Deficiência, Acessibilidade e Direitos Humanos (Seminc), deu início, na tarde desta quarta-feira, 7, no Balneário Bica, a um calendário de atividades lúdicas que durará até o final do mês de janeiro. A iniciativa busca assegurar acesso ao lazer às crianças do Transtorno do Espectro Autista (TEA) acompanhadas pelos serviços da pasta, em especial no período de férias escolares. 

O contato foi feito pela Seminc, a partir dos cadastros, junto aos responsáveis, que também  estiveram presentes ao longo da tarde. Cerca de 100 crianças, de idades variadas aproveitaram a tarde para se divertir nos brinquedos e se deliciar com os lanches.

“Hoje, a Seminc deu início ao projeto de colônia de férias voltado para famílias atípicas. Aqui no Balneário, realizamos a primeira tarde de lazer, reunindo cerca de 100 famílias em um momento de muita alegria, com brincadeiras, pula-pula, algodão-doce, pipoca e diversas atividades pensadas especialmente para as crianças e seus familiares. Ao longo de todo o mês de janeiro, vamos desenvolver ações que funcionam como uma atividade  complementar para essas famílias, proporcionando lazer, diversão, convivência e inclusão. A nossa intenção é compartilhar momentos leves, acolhedores e de qualidade, ajudando as crianças a gastarem energia de forma saudável e fortalecendo os vínculos familiares”, explica a secretária municipal de Inclusão das Pessoas com Deficiência, Acessibilidade e Direitos Humanos, Lissandra Machado. 

O cronograma segue em todas as quartas feiras. No dia 14 de janeiro, a ação acontecerá no Balneário Adson do Leite, no bairro Alto da Boa Vista.

Mãe de três filhos, sendo dois gêmeos de nove anos com diagnóstico de TEA, Gabriel e Gustavo,  Valdirene dos Santos destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento e a inclusão das crianças. Segundo ela, o projeto contribui especialmente no período de férias escolares, quando a rotina muda e a energia das crianças tende a ficar mais acumulada. “É muito importante para eles, porque são crianças atípicas e precisam desse movimento, de conviver com outras crianças, se envolver nas brincadeiras e se sentir incluídos. Aqui eles conseguem gastar essa energia de forma saudável, brincando, interagindo e se sentindo acolhidos”, afirmou.

Mãe do Antony Miguel, 7 anos, Nayane Menezes ressaltou a relevância da iniciativa, ainda mais no contexto de uma lacuna histórica em relação a esse tipo de atenção. 

 “A gente nunca teve algo assim para as nossas crianças. Nas férias, sem aula, muitas vezes ficamos sem saber o que fazer para gastar essa energia. Essas tardes de lazer que a Secretaria de Inclusão vem promovendo são muito importantes, porque deixam nossas crianças felizes e, para nós que somos mães, isso também faz toda a diferença”, ressaltou.