A capacitação para pilotagem de drone, que iniciou na última quarta-feira, é focada no fortalecimento da atuação das equipes da Prefeitura em situações de emergência, fiscalização e comunicação social
Com o compromisso de modernizar os serviços públicos e ampliar a eficiência das ações de segurança e fiscalização, assim como a forma de se comunicar com a população, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública e Defesa da Cidadania (Semop), deu continuidade, nesta quarta-feira, 29, ao Curso Básico de Operador de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Corpas), voltado para servidores públicos. O objetivo da formação, que alcançou a fase prática nesta quarta, é integrar a tecnologia dos drones nas rotinas operacionais da gestão municipal para proporcionar segurança efetiva aos munícipes. O curso será finalizado no dia 5 de novembro, com os agentes do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU).
Dividido em duas etapas, teórica e prática, o treinamento é focado no aperfeiçoamento do uso dos drones em atividades de patrulhamento, monitoramento e fiscalização, assim como na comunicação social da gestão. Durante as aulas teóricas, guardas municipais, agentes de trânsito, da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) aprenderam sobre legislação aeronáutica, segurança de voo, princípios de navegação aérea e manutenção preventiva dos equipamentos, conhecimentos essenciais para que cada servidor compreenda as normas e protocolos que envolvem a operação segura de aeronaves remotamente pilotadas, garantindo responsabilidade e eficiência nos serviços prestados à comunidade.
De acordo com o instrutor do curso, especialista e com experiência em órgãos de segurança e instituições públicas e privadas, Francisco Faria, a vivência foi fundamental para consolidar o aprendizado teórico e colocar em prática as técnicas de pilotagem. “Essa etapa permitiu aos participantes desenvolver habilidades de controle, precisão e resposta rápida. Além de aprimorar o desempenho das equipes nas ações de segurança, comunicação pública e defesa civil, acredito que essa capacitação proporcionou uma experiência que reforça a importância da capacitação contínua e do uso da tecnologia como aliada na gestão pública”, explicou.
Para Jocielma Santana, primeira mulher da Defesa Civil do Município a ser capacitada para operar aeronaves remotas, o curso também significou a abertura de novos caminhos profissionais. “Este é mais um conhecimento que levarei por toda a vida. Em um universo praticamente masculino, acredito que estou fazendo a diferença, inclusive, na Defesa Civil. E esta é uma grande oportunidade que a Prefeitura está me proporcionando, e que eu tenho abraçado. Espero que outras mulheres também possam ocupar esse espaço para que possamos mostrar o nosso potencial e contribuir com ações positivas em prol da sociedade”, pontuou.
Por sua vez, o filmaker da Secom, Paulo Sérgio Melo, destacou que a formação serviu para aprimorar as técnicas de captação de imagens aéreas e melhorar a qualidade do material produzido. “O uso do drone facilita muito a execução das nossas atividades, permitindo registrar ângulos diferenciados e oferecendo uma nova perspectiva sobre as ações e eventos do município. Esse tipo de capacitação, além de aprofundar o conhecimento sobre o equipamento, também contribui diretamente para elevar o padrão do conteúdo visual e fortalecer a comunicação da Prefeitura com a população”, disse.
Com a capacitação, além de fortalecer o trabalho dos agentes do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU), da Defesa Civil, Guarda Municipal (GML) e de servidores da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Prefeitura de Lagarto avança na promoção de um serviço mais inteligente, preciso e conectado às necessidade da população lagartense.
A iniciativa, viabilizada por meio da Escola Municipal de Governo e Administração Pública (Emgap), também contou com a presença do diretor da Defesa Civil, tenente-coronel Silvio Prado, e do comandante da Guarda Municipal, Édipo Moraes.




