Dark Mode Light Mode

´Visita à Casa do Povo´: Projeto da Alese conecta educação técnica com participação cidadã

A manhã desta quarta-feira (8) foi marcada por mais uma edição do projeto “Visita à Casa do Povo”, realizado pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), através da Escola do Legislativo Deputado João Seixas Dória (Elese). A ação institucional recebeu, desta vez, os estudantes do 2° módulo do curso Técnico de Enfermagem do Centro de Ensino Grau Técnico de Aracaju, em uma programação educativa e imersiva, que incluiu visita guiada, momento de interação com os deputados e palestra sobre cidadania.

O projeto tem como objetivo principal aproximar a sociedade do Poder Legislativo estadual, promovendo conhecimento sobre o funcionamento da Alese e despertando nos participantes o interesse pela participação política, pelo exercício da cidadania e pela valorização da democracia.

Durante a visita, os estudantes passaram pela Biblioteca Deputado Marcelo Déda, onde foram recebidos pelo coordenador Celson Iris, que destacou o impacto positivo da atividade no processo de conscientização cidadã:

“Eu acho que esse projeto tem essa marca de trazer para as pessoas esse conhecimento do poder legislativo por dentro. É uma oportunidade ímpar, porque as pessoas ouvem falar na Assembleia Legislativa, no Poder Legislativo, nos deputados estaduais, mas às vezes não têm nem noção do que eles fazem, como é que é o processo legislativo, como é que é uma proposição legislativa, como começa um Projeto de Lei, a importância histórica que essa Casa tem, como o que é desenvolvido aqui impacta no dia a dia do cidadão, não só no presente, mas para gerações futuras. Assim como também algumas decisões que foram tomadas no passado têm nos impactado hoje e que vão impactar mais para frente. E hoje estão sendo decididas aqui demandas atuais da sociedade. A sociedade é muito dinâmica e o legislativo precisa acompanhar também esse dinamismo. Então alguns debates que são propostos aqui tratam, por exemplo, de direitos às minorias. E quando os alunos passam pela biblioteca Deputado Marcelo Déda, a gente mostra também a importância da informação para formar cidadãos conscientes. A biblioteca tem uns projetos que a gente apresenta para eles, como o ‘Encontro com o autor sergipano’, em que trazemos escritores para debater com os leitores; e temos também a ‘Prateleira Maria da Penha’, que reforça a questão do direito das mulheres. Então, um cidadão bem informado é um cidadão que também vai votar melhor e vai cobrar um trabalho à altura do que a sociedade merece.”

Política e saúde: uma conexão direta com a realidade

O professor Deivisson Massena, responsável pela disciplina de Política de Saúde e que acompanhou a turma durante a visita, ressaltou a relevância da atividade no contexto do curso técnico e da formação dos estudantes:

“Sair da sala de aula já quebra muito paradigma. E fazer essa associação da saúde com a política é bem conveniente de acordo com o que a gente vê perante a lei, que funciona para que a gente tenha serviços melhores, prestações melhores e etc. E a partir do momento que você sai da sala de aula e vem ver mais intimamente o que tem a seu dispor, você começa também a ter outro olhar com relação às políticas públicas e começa a participar mais. Eu acredito que uma visita como essa só abre mais os horizontes de pensamento com relação à parte da política pública.”

A voz dos estudantes

A estudante Jéssica dos Santos também compartilhou sua visão sobre a experiência vivida:

“É uma experiência única de aprendizagem, para você conhecer um pouco mais sobre a nossa cultura, sobre o funcionamento do nosso Estado e entender melhor o papel dos deputados. O professor trouxe a gente justamente para proporcionar essa vivência fora da sala de aula, para que a gente possa ter mais essa oportunidade de conhecimento. É algo que amplia a nossa visão, porque muitas vezes a gente estuda determinados assuntos, mas não tem noção de como tudo isso acontece na prática. Como foi falado aqui, é a chance de dar uma opinião, de refletir sobre os problemas da sociedade e pensar em soluções. Ver de perto como as decisões são tomadas, como os debates acontecem, é muito importante. A gente precisa estar por dentro das discussões que afetam o nosso dia a dia, e poder estar perto dos deputados, conversar, questionar, debater certos assuntos cara a cara com quem representa a população, é algo muito interessante e necessário. Eu acho que toda escola deveria viver essa experiência pelo menos uma vez.”

A aluna Leilsa Carlos, que está no primeiro ano do curso técnico, afirmou ter sido surpreendida pela diversidade de temas e áreas abordadas no Poder Legislativo:

“Conhecer o Poder Legislativo é muito importante, porque tem áreas que abrangem que nós mesmos não temos conhecimento. Então, conhecer para poder aprender e saber os nossos direitos, tanto de cobrar como de procurar mais informações que para nós não são passadas. A gente sabe que, para se ter uma qualidade na saúde, é preciso ter uma lei que garanta isso. Então, estar lá perto do deputado para falar sobre isso é primordial, porque há situações que são vividas hoje no nosso cotidiano que nós acabamos sofrendo por falta de conhecimento. E nós aprendendo que existe determinada lei, que existe uma Casa a quem podemos procurar, de quem podemos tomar informações, a quem podemos cobrar, é muito importante para que as pessoas também tenham a sua fala no momento exato, no momento que seja preciso.”

A construção de um futuro cidadão

O jurista e diretor de Projetos da Elese, Evaldo Campos, emocionou-se durante sua fala aos visitantes:

“Quando eu venho para cá, eu venho falar em nome da Casa Legislativa e, de alguma sorte, em nome do governo de Sergipe, que quer o melhor para a sua gente. Quer formar essa juventude que está aí, para que elas possam servir não apenas ao nosso estado, mas ao nosso país. E hoje parece que eu nasci com vontade de falar. Quando eu cheguei aqui, me disseram que seriam técnicos em enfermagem… Deus do céu, não sei nada disso, e deixei fluir. E lhe confesso, pela primeira vez eu disse pra mim mesmo: ‘Evaldo, você foi bonzinho hoje’. Eu realmente fiquei feliz.

Evaldo acrescentou que a Elese deve transformar-se para crescer e fazer com que o Poder Legislativo seja uma escola permanente, formadora de cidadãos da melhor estirpe. “Para que possamos deixar o nosso pequenino Sergipe como um gigante luminoso, brilhando nos céus do nosso país.”

Educação cidadã como agente de transformação

A diretora da Escola do Legislativo, Telma Pimentel, destacou que o projeto “Visita à Casa do Povo” é pensado como uma iniciativa de base, com potencial transformador para o exercício da cidadania. Segundo ela, o objetivo é aproximar a sociedade do Poder Legislativo, especialmente por meio do contato direto com a estrutura, os parlamentares e a história da Casa.

Durante a visita, os estudantes conhecem o prédio histórico da antiga sede da Assembleia Legislativa, localizada na Praça Fausto Cardoso, espaço de relevância para a memória política de Sergipe. Em seguida, a programação segue para o novo prédio da Alese, onde os visitantes podem assistir a uma sessão no plenário e participar de uma palestra sobre cidadania, na sala das comissões.

Ela explica ainda que as visitas são organizadas preferencialmente às terças e quartas-feiras, justamente por serem os dias com sessões ordinárias, o que permite aos estudantes presenciarem o trabalho parlamentar em tempo real e interagirem com os deputados.

“Receber mais uma escola aqui nos enche de alegria. Acreditamos nesse trabalho de base, porque cidadania é algo que se aprende e se pratica. A visita guiada permite que os estudantes conheçam o prédio histórico, assistam a uma sessão no plenário, interajam com os deputados e participem de uma palestra sobre cidadania. Esse contato direto desperta o interesse, estimula a participação social e mostra que todos nós podemos colaborar com a sociedade. A procura pelo projeto tem crescido, e isso mostra que estamos no caminho certo.

Ela também lembrou que as visitas acontecem sempre às terças e quartas-feiras, quando há sessões plenárias, o que garante aos estudantes a oportunidade de ver o Legislativo em funcionamento. “Estamos de portas abertas para receber novas instituições. Basta agendar com a nossa equipe, que teremos o maior prazer em acolher”, finalizou.

Participe do projeto

As instituições que participam da visita recebem certificado de participação.

Escolas e centros de ensino interessados em participar do projeto “Visita à Casa do Povo” podem entrar em contato com a Escola do Legislativo – Elese para agendar a participação.

Horário de funcionamento da Elese:

• Segunda a quinta-feira: 8h às 17h

• Sexta-feira: 8h às 12h

Contatos disponíveis:

(79) 3216-6802 / 6803 / 6845

A programação acontece durante todo o ano, sempre às terças e quartas-feiras.