Durante este ano, mais de seis mil pessoas foram impactadas, através dos programas do Instituto. Os destaques ficam por conta das 13 turmas do Jovem Tech e quatro turmas de empreendedorismo feminino
O Instituto de Inovação de Sergipe (Inovase) divulgou, nesta terça-feira, 2, um balanço das ações realizadas ao longo do ano, consolidando-se como uma das principais instituições de fomento à inovação social, formação tecnológica e empreendedorismo no estado. Somando programas como Jovem Tech, Espaço Empreendedor Pra Frente e eventos realizados no Caju Hub, a instituição registrou mais de seis mil pessoas impactadas diretamente em 2025.
De acordo com o diretor-presidente do Instituto, Marcos Vasconcelos, o ano de 2025 representou um marco na consolidação da iniciativa na educação sergipana. “O Inovase está finalizando este ano com resultados muito significativos. Ampliamos turmas, fortalecemos o Caju Hub e criamos novos espaços de prática, permitindo que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento tecnológico e às oportunidades do mercado”, destacou.
Expansão do Jovem Tech
O programa Jovem Tech, iniciativa que capacita jovens de 16 a 29 anos em áreas de tecnologia da informação, registrou um crescimento expressivo. Desde o início das aulas, em dezembro de 2024, foram contabilizadas 13 turmas com mais de 1.534 inscritos, 548 alunos matriculados, sendo 142 formados, com 114 no Ciclo Básico e 28 no Ciclo de Projetos.
Iniciativa do Instituto, o programa é realizado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, com apoio da Semde. Além das formações teóricas, o ano marcou a estruturação de ambientes como o Jovem Tech Lab, que aproximou os participantes de projetos reais e dos desafios do ecossistema de inovação de Sergipe.
Para a diretora Executiva do Inovase, Thyara Merlo, o impacto do programa vai além dos números. “Os jovens chegam com vontade, mas muitas vezes sem acesso às oportunidades. O Jovem Tech oferece conhecimento, acompanhamento e visão de futuro. Esse é o tipo de política que muda trajetórias e dá oportunidade para novas perspectivas profissionais, principalmente para quem vive em situação de vulnerabilidade”, afirmou.
Fortalecimento do Caju Hub e empoderamento feminino
Somente neste ano, o espaço de coworking sediou mais de 90 eventos, entre workshops, capacitações, encontros de comunidades digitais, mentorias e trilhas formativas, reunindo mais de 3.500 pessoas. O Instituto também avançou com programas voltados especificamente para mulheres, como o Empreendedor Pra Frente, que reúne alunas para formação digital e apoio profissional, colaborando para impulsionar pequenos negócios e estimular a autonomia financeira.
A iniciativa, conduzida pela gestora de Inovação do Instituto e educadora social da Fundação Dom Cabral, Gabriela Rezende, estimula o protagonismo feminino e o fortalecimento da economia local. Segundo ela, ver mulheres que chegam desacreditadas e saem com brilho nos olhos, prontas para gerir seus próprios negócios, é a maior recompensa. “O Inovase acredita no poder transformador da educação e do empreendedorismo feminino. Tivemos durante 2025, quatro turmas com 600 mulheres inscritas, 180 selecionadas e 154 formadas, além de seis finalistas do Capital Semente de 1.500 reais e duas vencedoras, e é isso que o Espaço Empreendedor Pra Frente representa, oportunidade, autoestima e futuro”, disse.
O programa é fruto da parceria entre o Inovase, a Fundação Dom Cabral, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Movimento Bem Maior, G Mendes Governança e Gestão, além da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde) e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Política das Mulheres (SPM).
Para o próximo ano, o Instituto anunciou novas turmas do Jovem Tech através do link https://jovemtech.dev.br/ e a ampliação do Empreendedor Pra Frente https://espacoprafrente.com.br/, além de ações contínuas dentro do Caju Hub. Os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio dos links divulgados pelo Instituto e participar das comunidades de formação e apoio profissional.





