Dark Mode Light Mode
Verão Sergipe 2026 abre o Carnaval na Caueira com atrações sergipanas e nacionais
Prefeitura monta operação especial de serviços de limpeza para o período carnavalesco

Prefeitura monta operação especial de serviços de limpeza para o período carnavalesco

O Carnaval é sinônimo de alegria, confraternização e diversão — mas também exige organização e cuidado com os espaços públicos. Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), estruturou um planejamento especial para garantir que os locais da festa permaneçam limpos, organizados e acolhedores durante todos os dias do bloco Rasgadinho.

O ordenamento do comércio ambulante é uma das frentes prioritárias da operação. De acordo com o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), Bertulino Menezes, as equipes iniciaram a distribuição dos ambulantes a partir das 10h e atuarão com cerca de 50 fiscais, divididos em dois turnos, ao longo do evento. “Nosso objetivo é assegurar mais segurança e tranquilidade para foliões e trabalhadores. Não será permitida, sob nenhuma hipótese, a comercialização de bebidas em garrafas de vidro. Caso haja flagrante de venda em recipientes proibidos, os fiscais estão orientados a recolher o material”, destaca Bertulino.

Neste ano, o Rasgadinho contará com 70 vagas destinadas a vendedores ambulantes, distribuídas nas seguintes categorias: 30 para caixa térmica, 16 para alimentos e bebidas, 12 para drinks, seis para towner e seis para food truck. A Diretoria de Operações (Dirop) da Emsurb atua desde o início da semana com uma força-tarefa voltada à limpeza do circuito da festa. As ações incluem varrição, poda de árvores nas avenidas, recolhimento de resíduos, lavagem das vias e manutenção dos pontos de descarte instalados em locais estratégicos, acompanhando o fluxo de foliões ao longo dos dias de programação.

O coordenador operacional da Dirop, Wallace Ferreira, explica que as equipes estarão distribuídas em diferentes turnos para garantir a execução dos serviços antes, durante e após o evento. “Na sexta-feira, 13 de fevereiro, as equipes atuam à tarde, à noite e durante a madrugada, realizando uma limpeza geral para deixar tudo preparado antes do pico do evento. No sábado, 14, um dos dias mais intensos, reforçamos o efetivo, com seis equipes pela manhã, além das equipes da tarde e da noite, que acompanham o percurso dos blocos e realizam a limpeza logo após o encerramento. Esse esquema se repete no domingo, 15, na segunda-feira, 16, e na terça-feira, 17, com equipes desde cedo fazendo o repasse e reforçando os serviços conforme a programação”, detalha.

Já na quarta-feira, 18, pós-Carnaval, o efetivo será ampliado. “Teremos oito equipes atuando logo pela manhã para realizar a finalização geral e devolver a cidade completamente limpa e organizada à população”, completa Wallace.

Ao longo do percurso e na área de concentração, serão distribuídos 100 contêineres em formato de ilha. Os equipamentos serão fixados com correntes e cadeados, garantindo estabilidade e facilitando o descarte correto dos resíduos.