A deputada Dra. Lidiane Lucena (Republicanos) destacou na Sessão Plenária desta terça-feira (2) da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o que considera uma das mais relevantes iniciativas já implementadas na área de saúde pública do Estado.
“Trata-se do Programa Opera Sergipe, que já beneficiou mais de 30 mil sergipanos com a realização de cirurgias eletivas. Esse avanço representa muito mais que a superação de números e estatísticas; representa a vida transformada, histórias reescritas e famílias que puderam resgatar a esperança”, celebra.
Dra. Lidiane Lucena acrescentou que significa devolver saúde, bem-estar e autonomia aos cidadãos. “Muitas vezes esses cidadãos aguardavam por anos em filas intermináveis; convivendo com dor, limitações e incertezas”, ressalta citando como exemplo a paciente Alexandra de Jesus Oliveira que enfrentou dores e limitações até ter a oportunidade de realizar a cirurgia.
“Hoje ela descreve o procedimento como um renascimento, vivendo sem dores e com a autoestima elevada. Relatos como o da senhora Alexandra se multiplicam em todas as regiões do estado, com a realização de cirurgias de diversos tipos. Tina é uma comadre minha que fez a bariátrica e em menos de três meses já perdeu mais de 20 quilos e hoje ela é outra pessoa com mais qualidade de vida. Essas histórias reforçam que o Opera Sergipe não é só um programa de saúde, mas de política pública humanizada que coloca as pessoas em primeiro lugar’, diz.
A deputada completou: “É fundamental reconhecer o empenho do governador Fábio Mitidieri e do secretário de estado da Saúde, Dr. Cláudio Mitidieri, que conduziram esse projeto com seriedade, planejamento e sensibilidade. Graças a determinação e ao compromisso de ambos, Sergipe hoje é referência em acesso a cirurgias eletivas, diminuindo filas e garantindo mais dignidade a mossa população”, entende.
Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese