Os serviços de saúde continuam sendo garantidos durante a revitalização da unidade José do Prado Franco Neto
Enquanto a Unidade Básica de Saúde (UBS) José do Prado Franco Neto, no povoado Oiteiros, passa por um processo completo de revitalização, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), assegura que nenhum morador fique sem atendimento.
Para isso, uma estrutura provisória foi montada ao lado da unidade, garantindo que os serviços básicos continuem funcionando normalmente durante o período de obras. Para manter a assistência à população, a Prefeitura instalou quatro contêineres adaptados, que funcionam como uma unidade temporária de saúde.
Os módulos contam com consultórios médico e de enfermagem, sala de curativos, triagem, farmácia, recepção e marcação de exames, além de gerência, copa e banheiros, oferecendo toda a estrutura necessária para o atendimento cotidiano. A medida assegura o acesso ininterrupto aos serviços de saúde da comunidade, beneficiando não apenas os moradores do Oiteiros, mas também dos povoados Bita e Quissamã, que são atendidos pela mesma unidade.
Durante o período da reforma, seguem em atividade uma equipe de Saúde da Família e duas equipes de apoio, garantindo o acompanhamento e o cuidado de todos os usuários. Para a gerente da UBS, Isadora César, a solução provisória representa um avanço importante para o bem-estar dos moradores e para a segurança dos profissionais.
“Foi uma novidade muito positiva. Era uma obra muito esperada pela população e por nós também, devido aos riscos estruturais que enfrentávamos. Aqui dispomos da mesma estrutura da unidade, de forma adaptada. Continuamos marcando exames, realizando curativos e dispensando medicamentos normalmente. Os usuários estão sendo bem atendidos e ansiosos pela entrega da nova UBS”, destacou Isadora.
O autônomo Joeilson Maia, morador de Oiteiros, também aprovou a iniciativa. “Sou nascido e criado aqui. O atendimento com os contêineres está ótimo, tudo organizado, com os remédios disponíveis e todas as salas funcionando. A expectativa é grande pela entrega da reforma, e só tenho a agradecer à Prefeitura”, afirmou.
A dona de casa Cleide Maria de Jesus reforçou a importância de manter o serviço ativo mesmo durante as obras. “Está ótimo. É melhor do que ficar sem atendimento na comunidade. Antes, a estrutura estava muito ruim e dava até medo de desabar. Agora está acolhedor, seguro e organizado. Estamos confiantes que a nova unidade vai ficar ainda melhor”, relatou.
Sobre a revitalização
A obra da UBS foi iniciada no dia 25 de setembro, há pouco menos de um mês, após a autorização da ordem de serviço pela Prefeitura. Em março deste ano, a unidade foi interditada pela Defesa Civil municipal devido ao risco iminente de desabamento em duas salas, constatado após visita técnica realizada em conjunto com a SMS.
A reforma total tem como objetivo corrigir falhas estruturais, além de ampliar e modernizar os ambientes da UBS, garantindo mais segurança, funcionalidade e dignidade tanto para os usuários quanto para os profissionais de saúde. A obra está prevista para ser concluída em fevereiro de 2026.





