Ação consolida estratégia da gestão para reduzir a fila e ampliar o acesso a procedimentos especializados
A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta quinta-feira, 11, mais uma etapa do mutirão de cirurgias de catarata. Somente hoje, mais de 100 pacientes foram atendidos, somando mais de 800 procedimentos já realizados ao longo do ano, de um total de mais de 1000 agendamentos. A ação evidencia a transformação na vida de quem aguardava pela chance de voltar a enxergar com nitidez.
“A realização das cirurgias de catarata, autorizadas no início da semana, marca mais um momento importante da nossa gestão. Garantimos 100 procedimentos com recursos próprios, reforçando o compromisso de cuidar da saúde ocular do nosso povo, com agilidade e responsabilidade. Em apenas 12 meses, já somamos mais de 800 cirurgias de catarata, reduzindo filas e devolvendo autonomia e qualidade de vida aos lagartenses. Seguimos trabalhando para ampliar o acesso, fortalecer a rede de saúde e entregar resultados concretos para quem mais precisa”, destacou o prefeito de Lagarto, Sérgio Reis.
O secretário municipal de Saúde, Marlysson Magalhães, acompanhou os atendimentos e destacou a importância do trabalho contínuo. “Estamos aqui dentro do nosso plano de organização para garantir que as cirurgias de catarata aconteçam para os nossos usuários, mostrando o comprometimento da gestão municipal de saúde em cuidar das pessoas. Cada etapa como esta reforça que estamos no caminho certo, avançando com responsabilidade e dedicação para zerar a fila e devolver qualidade de vida à nossa população”.
Entre os beneficiados estava Aluísio Souza, 61 anos, que comemorou a agilidade do atendimento. “Foi tudo muito rápido, fui bem cuidado do começo ao fim e só tenho a agradecer. Tá de parabéns essa Secretaria de Saúde de Lagarto, estou feliz por ter feito a cirurgia e confiante na recuperação”, declarou.
Efigênia Góis, de 71 anos, também celebrou o momento após operar o olho direito. “Tudo bom, graças a Deus, eu estava esperando há muito tempo por essa cirurgia e agora estou me sentindo bem, animada para continuar o tratamento e operar o outro olho para recuperar de vez a minha visão”, afirmou.
José Rodrigues, 68 anos, também comemorou a oportunidade de realizar a cirurgia. “Estou muito feliz, o atendimento foi excelente e fui tratado com todo cuidado, não tenho nada a reclamar”, disse. Ele agora se prepara para a recuperação e para operar o outro olho, podendo acompanhar com mais tranquilidade o pai de 94 anos.
O mutirão, organizado e executado diretamente pela SMS, segue como uma das principais estratégias da gestão municipal para reduzir a fila de espera e garantir atendimento de qualidade à população. A ação transforma a vida de pacientes que aguardavam há anos pela oportunidade de recuperar a visão, reafirmando o compromisso da gestão em ampliar o acesso a serviços especializados com cuidado humanizado e respostas concretas às demandas mais urgentes da comunidade.





