Dark Mode Light Mode
Alunos de Socorro têm ampla participação nas avaliações do Saeb 2025
Prefeitura de Lagarto alinha com representantes das Pessoas com Deficiência protocolo de atendimento nos espaços públicos e calendário de inclusão e acessibilidade
Prefeitura realizará capacitação para guardas municipais sobre atendimento a ocorrências envolvendo religiões de matriz africana

Prefeitura de Lagarto alinha com representantes das Pessoas com Deficiência protocolo de atendimento nos espaços públicos e calendário de inclusão e acessibilidade

Estiveram presentes representantes da Associação de Pessoas com Deficiência da Cidade de Lagarto (APDEL), ostomizados, grupos de cadeirantes, fibromiálgicos, TEA e da equoterapia

A Prefeitura Municipal de Lagarto (PML), por meio da Secretaria Municipal de Inclusão das Pessoas com Deficiência, Acessibilidade e Direitos Humanos (Seminc), realizou na tarde da última quarta-feira, 5, uma reunião com representantes das pessoas com deficiência da cidade para apresentar e discutir dois importantes instrumentos que serão estabelecidos pela gestão: o Protocolo Municipal de Atendimento às Pessoas com Deficiência e o Calendário Anual PCD. O encontro aconteceu na sede da Seminc e marcou mais um passo na consolidação das ações de inclusão e acessibilidade desenvolvidas pela administração municipal, com o objetivo de promover a equidade e o respeito às diferenças, sobretudo no serviço público.

O Protocolo Municipal de Atendimento foi elaborado com o objetivo de padronizar os procedimentos e garantir um atendimento humanizado, acessível e respeitoso a todas as pessoas com deficiência nos serviços públicos de Lagarto. O documento estabelece diretrizes que asseguram o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e reforça o compromisso da gestão com uma cidade mais justa e empática.  

Entre os principais pontos do protocolo estão a escuta qualificada, o atendimento pelo nome, o respeito ao tempo individual, a comunicação inclusiva e a garantia de ambientes acessíveis e sinalizados. O documento também apresenta orientações específicas para diferentes tipos de deficiência ou condição, como deficiência física, visual, auditiva, intelectual, Transtorno do Espectro Autista, fibromialgia, ostomia, síndrome de Down e nanismo, sempre com foco na dignidade, autonomia e equidade.

O documento define ainda um fluxo de atendimento intersetorial, que envolve acolhimento inicial, identificação das necessidades específicas e encaminhamento ao setor competente. Todas as secretarias e órgãos municipais têm responsabilidade direta na aplicação das diretrizes, cabendo à Seminc o papel de articular, formular e fiscalizar o cumprimento das medidas.

Durante a reunião, também foi apresentado o Calendário Anual PCD, que reúne as principais datas comemorativas e de conscientização sobre inclusão, acessibilidade e direitos humanos. O material destaca dias como o Dia Mundial do Braille (4 de janeiro), o Dia Internacional de Conscientização do Autismo (2 de abril), o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) e o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro), por exemplo.

Esse calendário servirá como ferramenta de planejamento e mobilização social, orientando as campanhas e ações promovidas pela Prefeitura de Lagarto ao longo do ano, em parceria com instituições, órgãos e entidades da sociedade civil.

Para a secretária municipal de Inclusão das Pessoas com Deficiência, Acessibilidade e Direitos Humanos, o momento de troca de informações e fortalecimento dos laços entre poder público e a comunidade lagartense é um diferencial na busca por assegurar mais qualidade de vida. 

“Estabelecer esse diálogo direto com os representantes das pessoas com deficiência é fundamental para que nossas ações tenham verdadeiramente um impacto positivo. É a partir da escuta atenta, do compartilhamento de experiências e da vivência de quem enfrenta diariamente os desafios que conseguimos aperfeiçoar os atendimentos e construir políticas públicas mais eficazes, humanas e justas. Essa troca nos permite enxergar além das normas, uma vez nos conecta com as reais necessidades da população. Além disso,  fortalece o compromisso da gestão em fazer de Lagarto uma cidade inclusiva e acolhedora para todos.”, aponta. 

As iniciativas, tanto de formulação dos documentos quanto da escuta, reforçam o papel da administração pública como agente ativo na transformação da sociedade, buscando criar condições para que esta seja mais equitativa, inclusiva e respeitosa com as diferenças,  reconhecendo o valor e a contribuição de cada cidadão. Com o protocolo e o calendário,  a Prefeitura de Lagarto dá mais um passo firme rumo à consolidação de políticas de inclusão que não apenas garantem direitos, mas promovem pertencimento, visibilidade e cidadania plena.