Dark Mode Light Mode
IFS prorroga inscrições para cursos gratuitos a distância até 24 de junho
SMTT inicia programação da Semana Municipal do Trânsito com conscientização sobre riscos da embriaguez ao volante
Prefeitura antecipa feiras livres em razão do feriado de São João

SMTT inicia programação da Semana Municipal do Trânsito com conscientização sobre riscos da embriaguez ao volante

Fotos: Ascom/SMTT

A Semana Municipal do Trânsito teve início na manhã desta segunda-feira, 22, com uma ação educativa promovida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), no Mercado Municipal Maria Virgínia Leite Franco, no Centro da capital. A atividade teve como foco conscientizar a população sobre os riscos de dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas.

A programação contou com a participação do Grupo Cones de Teatro, da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da SMTT, que realizou intervenções lúdicas e abordagens educativas junto aos frequentadores do mercado. Durante a ação, o público também teve a oportunidade de utilizar óculos simuladores dos efeitos da embriaguez, experimentando, de forma segura, alterações na percepção, no equilíbrio e nos reflexos provocados pelo consumo de álcool.

De acordo com o coordenador de Educação para o Trânsito da SMTT, Lacerda Júnior, a iniciativa busca sensibilizar a população para a adoção de comportamentos mais seguros, especialmente durante o período junino, quando aumenta o fluxo de pessoas e o número de confraternizações.

“Estamos celebrando a Semana Municipal do Trânsito para reforçar a importância dos cuidados nas vias de Aracaju. Precisamos lembrar que álcool e direção não combinam, principalmente neste período de festas. É fundamental respeitar as regras de trânsito e adotar atitudes responsáveis, porque uma cidade que se preocupa com a segurança e o bem-estar de todos é uma cidade melhor para se viver”, afirmou.

A comerciante Aline Moura, de 37 anos, acompanhou a atividade e experimentou os óculos simuladores. Para ela, a ação é importante para alertar a população sobre os perigos da combinação entre bebida alcoólica e direção.

“É muito bom ver a SMTT realizando uma ação como essa aqui no mercado, porque muita gente acaba sendo orientada. Quando saímos para aproveitar os festejos juninos, é importante não misturar álcool e direção e optar por outros meios de transporte, como carona, táxi ou aplicativo”, disse.

Quem também aprovou a iniciativa foi o guia de turismo Eduardo Cabral, de 48 anos. Segundo ele, ações educativas contribuem para a prevenção de acidentes e para um trânsito mais seguro.

“Estou acompanhando esse trabalho da SMTT aqui no mercado e acho muito importante essa conscientização sobre os riscos da mistura entre álcool e direção. Quem vier aproveitar o São João em Aracaju deve se divertir com responsabilidade. Se beber, venha de Uber, táxi ou transporte coletivo. Esse é um trabalho essencial para salvar vidas”, destacou. 

A programação da Semana Municipal do Trânsito segue até sexta-feira, 26, com novas ações educativas em diferentes pontos da cidade.

Confira a programação

Terça-feira – 23/06

Ação Educativa: Cortejo – Se Beber, Não Dirija

Equipe: CET / Teatro

Local: Mercado do Augusto Franco

Endereço: Rua Promotor Joaquim Valença, 350-208 – Farolândia 

Horário: 8h

Quinta-feira – 25/06

Ação Educativa: Cortejo – Se Beber, Não Dirija

Equipe: CET / Teatro

Local: Entorno da Praça Fausto Cardoso

Endereço: Praça Fausto Cardoso – Centro

Horário: 8h

Sexta-feira – 26/06

Ação Educativa: Cortejo – Se Beber, Não Dirija

Equipe: CET / Teatro

Local: Em frente ao HUSE

Endereço: Avenida Presidente Tancredo Neves, 7501 – Capucho

Horário: 8h.