Em entrevista à Coluna Aparte, do jornalista Jozailto Lima, a deputada estadual Áurea Ribeiro (Republicanos) confirmou que não será candidata à reeleição para a Assembleia Legislativa de Sergipe em 2026. A parlamentar, que tem base eleitoral em Lagarto, decidiu apoiar o nome da ex-prefeita do município, Hilda Ribeiro, sua nora, para disputar o mandato estadual no próximo pleito.
A informação, que já circulava como forte bastidor político nos últimos dias, especialmente em Lagarto, foi confirmada pela própria deputada em entrevista à coluna na última segunda-feira, 26. “Isto vai além de um boato. Isto é uma verdade”, disse Áurea. Ela destacou que sua eleição para a Alese em 2022 contou com o apoio direto de Hilda, então prefeita, e agora vê como natural retribuir o gesto político.

“Hilda já me presenteou com um mandato de deputada estadual. Eu fui eleita sob a gestão dela enquanto prefeita de Lagarto. Ela me apoiou, ela votou comigo. Para mim, apoiá-la no ano que vem é um gesto nobre. É um presente eu poder apoiá-la para que ela venha a ser a nossa pré-candidata ao Legislativo sergipano. De coração, Hilda é uma filha minha”, afirmou Áurea, ao destacar o laço familiar e político que une as duas.
A parlamentar frisou que a decisão de não disputar a reeleição não está ligada a nenhuma frustração com o exercício do mandato. Ao contrário, disse ter “amado” a experiência como deputada e se declarou agradecida pelo apoio dos lagartenses e sergipanos. “O que é que uma mãe não faz por uma filha? Hilda eu a tenho como filha!”, acrescentou.
Ainda segundo Áurea, a ex-prefeita Hilda Ribeiro está juridicamente apta a concorrer e, na avaliação do grupo, reúne condições políticas para representar a região com a mesma força que demonstrou durante sua gestão no Executivo municipal. “Se Hilda foi uma mãe para os lagartenses, se fez uma gestão dinâmica, que espalhou amor e paz, que colocou Lagarto nos trilhos do desenvolvimento ao lado do nosso deputado federal Gustinho Ribeiro, por que não pode espalhar isso como deputada estadual?”, argumentou.
A deputada também revelou que o convite para a pré-candidatura partiu dela e que Hilda aceitou com disposição. “Ela me disse que aceitaria e que vai trabalhar com vontade. Nosso grupo tem condições de fazer um deputado federal e um estadual, como temos hoje”, avaliou Áurea Ribeiro.